Travessia Torres Tramandaí desafia corredores no litoral Norte gaúcho

Travessia Torres Tramandaí desafia corredores no litoral Norte gaúcho

Provas disputadas neste sábado reuniram 2,8 mil competidores

Cristiano Abreu

Travessia Torres Tramandaí

publicidade

A 18ª edição da Travessia Torres Tramandaí (TTT) movimentou o litoral Norte nete sábado. Divididos em três modalidades, 2,8 mil participantes percorreram a beira-mar das principais praias da região em percursos de 42,1 e 84 quilômetros.

A primeira largada foi às 6h, em Torres, para os competidores da Double Marathon (dupla maratona). Às 8h foi a vez dos atletas da maratona, que iniciaram o percurso em Curumim. As duas provas podiam ser feitas individualmente, em duplas, quartetos e grupos com oito atletas, e a chegada ocorreu na orla de Imbé.

"Do total de inscritos, 211 atletas optaram por competir os 84 km da dupla maratona solo", diz o idealizador da travessia Antônio João Freire.

A maratona foi vencida por Nodario Cardoso Lopes. O educador físico que mora em Porto Alegre e tem 37 anos completou o tradicional percurso de 42 quilômetros e cento e noventa e cinco metros em duas horas e cinquenta minutos. Quando rompeu a faixa na linha de chegada, Lopes parou, olhando fixamente o horizonte; e sob aplausos, fazia gestos de agradecimento que mais tarde revelou serem dirigidos ao cão Biduzinho, que morreu recentemente. "Dedico esta prova ao meu cachorro, perdi ele com 15 anos, em 22 de novembro. E agradeço pelo apoio do O Janjão, o Antônio (organizador da prova), e à minha esposa, Neusa Corrente, que não pode vir, está em casa", contou o maratonista.

Entre os destaques da Travessia Torres Tramandaí está também a educadora física Daniela Santarosa, 47 anos, de Porto Alegre. São cinco vitórias na categoria solo e em revezamentos em 11 participações, contando a prova de hoje, sendo nove como competidora e uma como madrinha. "Eu corro seis vezes por semana, já há 30 anos", revela.

Entre as novidades desta edição está a trote, corrida não competitiva que contou com aproximadamente 1 mil participantes. A distância percorrida neste formato foi menor, de cinco quilômetros, e a largada ocorreu as às 12h30min no Farol de Capão da Canoa e a chegada na plataforma de Atlântida. A pacer que ditou o ritmo da corrida foi a empresária e influencer gaúcha Laura Bier, a convite da Unimed, que patrocina o evento.

Além do patrocínio master da 18ª TTT, a Unimed foi a empresa responsável pelo serviço médico oficial, parceria que mantém há dez anos. A cooperativa ofereceu o preparo de suas equipes de profissionais, ambulâncias e veículos rápidos para atendimentos. Na tenda de chegada, a estrutura de atendimento montada pela Unimed contou com ambulatório e aproximadamente 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Além disso, o estande em Imbé contou com espaço para fotos, materiais para automassagem, cadeiras com botas para compressão e manipulação manual com fisioterapeutas.

O patrocínio master e o apoio com o serviço médico foi uma operação integrada entre Unimed Porto Alegre, Unimed Federação/RS, Unimed Nordeste-RS, Unimed Vale do Sinos e Unimed Encosta da Serra.

Criada em 2005, a ideia da travessia surgiu como uma brincadeira entre amigos. "Foram 24 pessoas na primeira corrida e 200 na segunda. Felizmente daí para a frente a média de inscritos por edição é de 3 mil", celebra.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895