Veranistas aproveitam último domingo de 2020 na beira-mar

Veranistas aproveitam último domingo de 2020 na beira-mar

Frequentadores procuraram respeitar decreto municipal e mantiveram o distanciamento

Cláudio Isaías

Domingo teve abafamento e um pouco de vento no litoral gaúcho

publicidade

No último final de semana de 2020, mesmo com o tempo nublado, os veranistas aproveitaram o domingo na beira mar. O abafamento e um pouco de vento, em alguns momentos, marcaram presença nas praias do Litoral Norte gaúcho. Os veranistas desde as primeiras horas da manhã chegaram nas praias para curtir o último domingo de dezembro. Tanto em Capão da Canoa quanto em Imbé e Tramandaí, os frequentadores procuraram respeitar o decreto municipal e mantiveram o distanciamento de no mínimo um metro e de três metros entre núcleos familiares na beira mar. 

Atividades físicas e caminhadas foram realizadas, com o uso de máscara. O mar com bandeira amarela atraiu os veranistas para a orla das três praias. Nas areias do Imbé, Tramandaí e Capão da Canoa, a ordem era tomar um banho de mar para espantar o calor. Também teve gente que preferiu ficar embaixo do guarda-sol tomando um chimarrão ou uma cerveja. 

No sábado, as praias ficaram movimentadas tanto em Capão da Canoa quanto em Tramandaí , mas sem aglomerações. A manhã de sábado foi de um pouco de vento e temperatura de 28ºC e uma sensação de abafamento em função do calor.  Na beira da praia de Capão da Canoa, apesar da orla cheia foi possível manter as orientações de distanciamento entre as pessoas determinadas pelas autoridades.  

Operação Verão Total

A Operação RS Verão Total realiza atendimentos em todo o Litoral Norte do Rio Grande do Sul, sendo atendidas as praias desde Torres até Quintão, além do Litoral Sul. Também foi reforçado o policiamento e a fiscalização nas rodovias. As equipes  ligadas a operação fazem o monitoramento semanal da qualidade das águas e chuveirinhos fora colocados nos balneários e praias. O efetivo é de 800 pessoas, entre militares e civis. Com o foco na prevenção a Covid-19, a Operação RS Verão Total será realizada até o dia 28 de fevereiro de 2021.

O comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul informou que a dica aos guarda-vidas é para que eles atuem mais na orientação dos banhistas do que na repressão. A ideia é tentar mostrar o problema da aglomeração, sem nunca abandonar o seu posto de trabalho para remover ninguém. Em caso de problemas, haverá a solicitação para a intervenção da Guarda Municipal ou da Brigada Militar para atuar na forma repressiva”, destacou o major Isandre Antunes, chefe de operações do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. 

A Operação RS Verão Total conta com um total de 3,4 mil servidores servidores que atuam em praias, balneários e águas internas do Estado no período de realização da operação. São 1.302 policiais militares, 1.040 bombeiros e guarda-vidas civis temporários, 978 policiais civis, 78 funcionários do IGP e 24 servidores do Detran/RS que estão no Litoral gaúcho.


publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895