Veranistas aproveitam produtos da Agricultura Familiar em Capão da Canoa

Veranistas aproveitam produtos da Agricultura Familiar em Capão da Canoa

Feira que reúne produtores e cooperativas gaúchas pode ser visitada até 4 de fevereiro, das 10h às 21h, no Largo do Baronda

Correio do Povo

Feira da Agricultura Familiar em Capão da Canoa

publicidade

Os veranistas do litoral Norte têm até domingo para conhecer a agricultura familiar gaúcha e provar uma diversidade de produtos produzidos em diferentes regiões do Estado. Capão da Canoa reuniu o trabalho de 64 agroindústrias para a primeira exposição do gênero no município, que ocorre no Largo do Baronda, na avenida Beira Mar, e funcionará das 10h às 21h.

São bebidas, embutidos, chimias, mel, sorvetes, queijos, entre outros comercializados em 40 estandes. Também são vendidos produtos de artesanato e flores. Um espaço multiuso com praça de alimentação e atrações artísticas e culturais também é oferecido aos visitantes.

Organizam o evento a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul e a Secretaria de Cidadania, Trabalho e Ação Comunitária de Capão da Canoa, com apoio da SDR e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Segundo o extensionista da Emater/RS-Ascar, Alexandre Schmidt, feiras como esta representam um importante canal do meio rural para o meio urbano, que, muitas vezes, carece de acesso a alimentos saudáveis.

Muitos expositores buscam nas feiras uma oportunidade de crescimento. O agricultor Isaías Waectcuk preside uma das cooperativas participantes. O grupo veio de Itatiba do Sul, no Alto Uruguai, com 20 itens produzidos em cinco agroindústrias da região, entre embutidos, vinhos e panificados.

"O movimento está muito bom, com certeza até no domingo vai faltar produto. Estamos aqui para mostrar o que a gente tem de bom no interior, é uma oportunidade única para nós enquanto cooperativa", destacou Waectcuk.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895