Brasileiros se descuidam do protetor solar em dias nublados ou frios

Brasileiros se descuidam do protetor solar em dias nublados ou frios

Pesquisa aponta que 71% da população do país não faz uso do produto diariamente

Correio do Povo

Estudo aponta que 71% da população não faz uso do protetor solar diariamente, independentemente de estação ou temperatura

publicidade

Mesmo em dias nublados e mais frios, proteger-se da radiação solar é indispensável para ter uma pele menos suscetível aos danos e mais saudável a longo prazo. Ainda que o período traga aparições mais tímidas do sol, a necessidade de manter o uso contínuo de protetor solar também se mantém, apesar de não ser um costume no país. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele e publicada no final de 2022, 52% dos brasileiros não utilizam filtro solar em dias nublados.

“Além de ser um dos principais itens para a saúde, ele impacta na proteção dos raios solares e auxilia diretamente na prevenção do câncer de pele e do envelhecimento dela”, explica Keslei Zen, professora de Estética da Fadergs.

O mesmo estudo aponta que 71% da população não faz uso do protetor solar diariamente – independentemente de estação ou temperatura. Para além da exposição aos raios do sol, a professora reforça também a importância do uso de filtro solar em ambientes fechados de luz artificial.

“A incidência dos raios acontece independentemente de se estar ou não na rua, uma vez que existem diferentes tipos de raios e de absorções referentes a outras luzes. Hoje, estamos cada vez mais expostos aos raios ultravioletas, como UVA e UVB, que também trazem impactos negativos para a nossa pele”, comenta a estetacosmetóloga.

Ao passo que ficamos mais expostos às luzes visíveis, o uso diário do protetor solar se torna imprescindível para a segurança da pele – assim como sua conservação. A professora salienta que a reposição do produto também é importante e deve acontecer.

“São pouquíssimos os momentos em que não estamos expostos a nenhuma luz e livres da exposição aos raios, então, além de usar cotidianamente, também se faz necessário repor a aplicação, sobretudo no contato do produto com a água, suor e oleosidade”, pontua Keslei.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895