Cinco soluções que potencializam o sucesso e ativam a realização
capa

Cinco soluções que potencializam o sucesso e ativam a realização

Desenvolvimento do trino das inteligências, identidade emocional e o descobrimento de um propósito de vida podem ajudar a afastar a depressão. “O importante é que a pessoa busque desenvolver suas inteligências para que no futuro consiga conquistar o que deseja, diz Michele Lopes

Por
Correio do Povo

“O importante é que a pessoa busque desenvolver suas inteligências para que no futuro consiga conquistar o que deseja, diz Michele Lopes.

publicidade

A era digital veio para ficar. Ela facilita a vida profissional, o dia a dia doméstico e a comunicação como um todo, mas com ela uma série de outros problemas acabam vindo junto. Em tempos de redes sociais os maiores obstáculos entre o indivíduo e o alcance da felicidade podemos citar a necessidade de ser aceito e estar dentro dos padrões de beleza, a depressão, o estresse, pressão de dar certo na carreira desde muito cedo, o equilíbrio no relacionamento amoroso com a família e, ironicamente, a solidão.

Pode existir uma série de outras questões internas que são cruciais para justificar comportamentos, crenças e traumas. Muitas vezes as pessoas não tem conhecimento nem compreensão destes fatores, já que não existe consciência real deles. Porém algumas pessoas já buscando se desenvolver pessoalmente para compreender quem elas são e quais objetivos querem alcançar. O primeiro passo para começar a resolver problemas e anseios é saber que apenas 5% das atitudes são tomadas de modo consciente e 95% de forma inconsciente.

Muitas vezes as pessoas miram a felicidade no futuro. Acreditam que somente serão felizes se conquistarem bens materiais como casa ou carro, se chegarem a alcançar um status social de prestígio, o peso ideal, a carreira dos sonhos, se encontrar um grande amor, ganhar na loteria e por aí vai esta lista infinita e muito particular. Mas a realidade é justamente o caminho inverso. Um grande pensador da psicologia positiva, o escritor norte americano Shawn Achor, defende que as pessoas estão o tempo todo correndo atrás da felicidade, mas parece que ela nunca chega, então, onde está a felicidade?

Alguns buscam a felicidade por meio de coisas ou conquistas, por momentos na vida como, por exemplo, bens materiais, como mencionado anteriormente, ir para a balada fumar e beber, ou seja, ter uma vida de satisfação por meio de coisas externas para preencher algo que é interno. Não que isto não traga a felicidade, sim, ela gera, porém com prazo de validade. Logo é preciso de outra coisa para voltar a preencher internamente e a pessoa passa a vida toda correndo atrás da felicidade, quando na realidade a felicidade se dá pela completude da vida. Esta demanda e busca incessante muitas vezes pode ser resolvida com a descoberta da identidade emocional de cada um.

Na década de 1980 uma equipe liderada pelo professor Howard Gardner, na universidade de Harvard, nos Estados Unidos, houve uma descoberta que a mensuração de inteligência pelo QI já era uma forma retrógrada de mensuração de inteligência. O que devem ser consideradas são as múltiplas inteligências. Ou seja, há quase 40 anos já se tinha a compreensão que o futuro seria de pessoas multidisciplinares e que tivessem conhecimento em mais de uma área.

Aqui no Brasil a Mentora e PhD em Coaching internacional, Michele Lopes que desenvolve e treina pessoas há mais de 10 anos, se baseia no trino das inteligências. Sendo elas: a inteligência intelectual, conhecida mundialmente como QI, é a capacidade de estudar e aprender; a inteligência emocional é QE, ou seja, como se lida com as emoções e situações, disseminada mundialmente pelo psicólogo e PhD Daniel Goleman; e a inteligência espiritual ou QS, se tornou muito conhecido no mundo científico graças à pesquisadora formada pelo MIT e Harvard, nos EUA, Dana Zohar. A inteligência espiritual não se refere a uma religião, mas sim da crença em Deus, Alá, Buda, Jeová, Oxalá ou como desejar, de acordo com uma fé ou o que se acredita.

Após muitas análises sempre baseadas em sua tese científica; Michele constatou que pessoas que eram desenvolvidas espiritualmente, ou melhor, tinham uma QS bem desenvolvida, tinham os resultados mais satisfatórios ou uma performance otimizada.

Outro fator importante também é o desenvolvimento do perdão. Segundo Lopes, uma das alternativas, quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional é a busca de uma imersão de curta duração. Um final de semana imerso estudando questões como genealogia, identidade emocional, mesmo que seja em grupo, pode ser um dos primeiros passos para se detectar quais áreas que cada pessoa precisa se aprofundar.

“Cada indivíduo possui suas peculiaridades. Algumas pessoas tiveram uma infância tranquila, mas uma adolescência turbulenta ou então correu tudo bem até a fase atual da vida que parece a estar atrasando em todos os aspectos. O importante é que a pessoa busque desenvolver suas inteligências para em um futuro não muito distante consiga conquistar o que deseja e aumentar sua performance”. diz Michele Lopes.

As pessoas terão, cada vez mais, que desenvolver as competências pessoais, além das profissionais para alcançar não somente o sucesso, mas também a realização. Já ouviu falar em ter um propósito de vida? Esta palavra é muito difundida nos Estados Unidos e significa entre outros fatores, ter um motivo forte para se levantar todos os dias, ou melhor, uma razão para viver. A boa notícia é que existem ferramentas, técnicas e treinamento para encontrá-lo. Depois de descoberto a vida passa a fazer mais sentido pela maioria das pessoas.

A empresa de treinamento e desenvolvimento humano, Move Mind junto à doutora formada pela Flórida Christian University, Michele Lopes desenvolveram o (re) significar, curso de inteligência emocional que considera fundamental para o sucesso o Trino das Inteligências, a identidade emocional e a definição do propósito de vida. Então para aumentar a produtividade, obter sucesso com realização, assertividade nas decisões, aceleração nos resultados e superação das limitações na vida profissional e pessoal é preciso invista em desenvolvimento pessoal, o treinamento para um futuro glorioso.

Para saber mais sobe o (re) significar acesse: http://www.movemindbr.com/cursos/re-significar/