Crianças podem seguir dieta vegana, mas acompanhamento é essencial

Crianças podem seguir dieta vegana, mas acompanhamento é essencial

Professora da FADERGS Fabiana Fangueiro a importância delas receberem os nutrientes necessários para seu desenvolvimento físico e cognitivo

Correio do Povo

publicidade

O estilo de vida vegetariano, sem o consumo de carnes, e vegano, que elimina todos os produtos de origem animal - seja na alimentação, vestuário ou cosméticos -, está em alta e é uma tendência cada vez maior. “Não se trata apenas de um perfil alimentar, mas uma ideologia, que visa à sustentabilidade e, mais precisamente no caso do veganismo, ao combate à exploração animal”, explica a professora de Nutrição da FADERGS Fabiana Fangueiro. Muitas famílias já aderiram à prática e os filhos acabam seguindo essa dieta desde pequenos. Não existe restrição etária ao veganismo e, inclusive, é possível iniciar a vida alimentar sem consumir produtos de origem animal. Porém, por estarem em fase de formação, as crianças precisam de acompanhamento nutricional para garantir que recebam todos os nutrientes necessários para seu desenvolvimento físico e cognitivo, alerta a especialista.

Primeiramente, é preciso reforçar a importância do leite materno como alimento exclusivo até os 6 meses de vida. “Ele tem todos os nutrientes necessários para garantir as necessidades nutricionais, hídricas e imunológicas do bebê. A oferta do leite materno pode se estender até os 2 anos, mas a partir dos 6 meses, havendo sinais de prontidão - como o bebê já ficar sentado -, podemos iniciar a introdução alimentar”, orienta a nutricionista. Uma dieta variada traz benefícios à saúde, diminuindo os riscos de doenças crônicas não-transmissíveis, como diabetes e obesidade. Ela deve incluir frutas, legumes, verduras, oleaginosas e leguminosas, como feijão, lentilhas e grão de bico, fontes de proteína e ferro.

As famílias devem estar atentas aos índices nutricionais e cientes de que ganho de peso não é necessariamente sinal de saúde. “Os veganos devem prestar atenção no que consomem e assegurar que estão adquirindo uma grande variedade de alimentos. Muitas vezes, as pessoas aderem à prática apenas cortando produtos de origem animal, sem realizar as corretas substituições ou inclusões de outros alimentos. Em alguns casos, podemos observar um alto consumo de carboidratos, como pães e massas, o que pode desencadear um aumento de peso”, adverte a professora.

Por mais que seja possível substituir a proteína, o ferro e o cálcio encontrados nos produtos animais por vegetais ricos nesses nutrientes, junto de frutas com vitamina C para melhorar a absorção, a suplementação ainda se fará necessária. A vitamina B12 é fundamental para o desenvolvimento e não é absorvida através do consumo de vegetais. Todos que seguem uma dieta vegana devem estar atentos a essa necessidade, mas principalmente as crianças. “A falta de nutrientes durante a fase de desenvolvimento pode trazer consequências graves, por isso a dieta infantil deve ter acompanhamento nutricional, especialmente se ela for restritiva. Haverá a necessidade de suplementação, mas esta é uma adaptação possível. É preciso respeitar todas as escolhas alimentares e garantir que o aporte nutricional seja adequado”, esclarece Fabiana.

Uma forma de gerar engajamento na diversificação do paladar é levar as crianças para a cozinha, para participar do preparo de receitas e lidar com os ingredientes. No verão, uma boa dica de receita vegana é o sorbet de frutas, um sorvete que não leva leite e também não requer adição de açúcar. “É uma receita fácil, gostosa e saudável, ideal para quem segue dietas vegetarianas e veganas, mas também para todo mundo, porque não é necessário inserir produtos de origem animal em todos os preparos”, sugere a nutricionista. Para o preparo, bastam frutas, água e um liquidificador.

•• Sorbet de frutas

• Ingredientes:

- Duas bananas (nanica)

- 1 xícara (chá) de morango

- ½ xícara de água

• Modo de preparo:

Corte as bananas em rodelas e pique os morangos. Leve em seguida para congelar por 4 horas. Retire as frutas do congelador ou freezer, e aguarde 5 minutos. No liquidificador ou processador de alimentos, bata todos os ingredientes até virar um creme (cerca de 3 minutos seguidos). Sirva em seguida.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895