Laboratório da UPF presta serviços relativos ao sistema cardiopulmonar
capa

Laboratório da UPF presta serviços relativos ao sistema cardiopulmonar

Comunidade pode usufruir, de forma gratuita, do trabalho desenvolvido no espaço

Por
Correio do Povo

No espaço, coordenado pelos professores Me. Raphael Loureiro Borges e Me. Carla Franco Rockenbach, ocorrem várias ações

publicidade

Maior instituição de ensino da região Norte do estado do Rio Grande do Sul, a Universidade de Passo Fundo (UPF) não só se destaca pela qualidade de seus cursos, mas também pelos diversos serviços oferecidos às comunidades acadêmica e geral. Um deles é desenvolvido no Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), que objetiva apoiar e organizar atividades regulares (pesquisas de iniciação científica, pesquisas na graduação e pós-graduação, produção de artigos científicos e grupos de estudo), permitindo fomentar, desenvolver e/ou divulgar investigações relacionadas ao sistema cardiopulmonar, sejam elas voltadas a atletas, estudantes de Educação Física e Fisioterapia ou a membros da população.

No espaço, coordenado pelos professores Me. Raphael Loureiro Borges e Me. Carla Franco Rockenbach, ocorrem várias ações. “No curso de Educação Física, por exemplo, o laboratório é utilizado durante os estágios e por algumas disciplinas, como “Fundamentos de cardiologia aplicados à educação física”, “Avaliação e prescrição de exercícios” e “Fundamentos metabólicos e fisiológicos da atividade física”. Já no curso de Fisioterapia, na disciplina de “Plasticidades dos sistemas”, são ministradas aulas práticas que visam estudar os efeitos do exercício físico sobre o sistema cardiorrespiratório. O local também recebe as disciplinas de “Fisioterapia cardiológica II” e “Fisioterapia pneumológica II”, e a área de estágio curricular em Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, desenvolvida no 9º e no 10º semestres do curso de Fisioterapia. O laboratório ainda é usado pelo grupo de pesquisa “Avaliação e Intervenção em Fisioterapia”, certificado junto ao CNPq”, relata Borges.

Dentre os serviços executados no laboratório, a professora Carla menciona que o principal exame é o teste de esforço cardiopulmonar ou ergoespirometria. “O teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é a associação de um teste ergométrico convencional, com a análise do ar espirado pelo paciente, que serve para especificar medidas diretas de parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar. Esses testes são realizados com os atletas da UPF e com os atletas de clubes conveniados com a Universidade”, conta.

Segundo os professores, os benefícios que o espaço proporciona atingem estudantes e as pessoas da comunidade de uma forma geral. “Para os acadêmicos, as atividades realizadas permitem agregar professores e alunos (da graduação e da pós-graduação), unindo interesses comuns de ensino e pesquisa na área da saúde, além de ser um excelente espaço de ensino-aprendizagem com instrumentos e equipamentos diferenciados, que somente um laboratório desse porte permite. Trata-se, nesse caso, de criar um ambiente propício à discussão de trabalhos e pesquisas em andamento ou de fomentar grupos de estudos e outras atividades extracurriculares vinculados aos interesses teórico-práticos de profissionais da área da saúde em Fisioterapia e em Educação Física. Ainda, a própria comunidade se beneficia com as avaliações e os atendimentos, que visam à excelência na abordagem terapêutica a esses pacientes”, avaliam os coordenadores.

Atendimentos

Além de ser utilizado para a prática acadêmica nos cursos de Educação Física e Fisioterapia, o Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia também recebe acadêmicos e pesquisadores do curso de Odontologia, que realizam um estudo piloto no ambiente. Quem deseja agendar atendimento de fisioterapia, na área de reabilitação cardiopulmonar e metabólica, necessita entrar em contato com a Clínica de Fisioterapia da Feff, pelo telefone (54) 3316-8495, no turno da manhã, das 8h às 11h35min, e da tarde, das 14h às 17h35min. Os atendimentos são gratuitos, sendo necessário somente o encaminhamento médico com a prescrição de fisioterapia.

Para os exames realizados no laboratório, basta fazer agendamento com a secretaria da Feff pelo telefone (54) 3316-8380. O funcionamento no turno da manhã é das 8h às 11h30min; no turno da tarde, das 13h30min às 17h35min, e, no turno da noite, das 19h às 22h30min. Os testes têm um custo de R$ 60,00. Os exames contam com a supervisão e a responsabilidade técnica do professor Raphael Loureiro Borges.