Perucas ajudam mulheres com câncer de mama a recuperar a autoestima

Perucas ajudam mulheres com câncer de mama a recuperar a autoestima

publicidade

O câncer de mama tem 95% de chance de cura quando diagnosticado precocemente. Outubro Rosa é o mês da conscientização do diagnóstico precoce. Mas o que fazer quando se descobre a doença? Como enfrentar os desafios do tratamento de cabeça erguida? Estudos mostram que a autoestima tem sido grande aliada no processo de tratamento do câncer de mama. A forma que paciente enfrenta a doença é muito importante para superá-la.

Depois de enfrentar o medo da morte e a cirurgia da retirada da mama, a queda dos cabelos, certamente, acaba sendo um dos golpes mais duros na vaidade feminina durante o tratamento do câncer. Muitas vezes, tão doloroso quanto a doença. E aí? O que fazer para recuperar a autoestima e o bem estar? Muitas mulheres optam por acessórios como lenços e turbantes, mas certamente, os mais procurados são as perucas.

“Eu me preparava para as sessões de quimioterapia como se fosse para uma festa. Eu me maquiava, colocava roupa nova, peruca e dizia: ‘estou indo para a minha cura’. Essa postura me ajudou muito”, explica Ana Ávila, uma das idealizadoras da multiplataforma digital Força Gurias que aborda como é possível viver de maneira saudável e conviver de forma bem-humorada com as adversidades impostas pela doença. Claro que nem sempre é fácil manter o astral lá no alto. Ana viveu um verdadeiro luto ao ter que raspar a cabeça. “Tinha cabelão e fui cortando aos poucos. No entanto, não sou de fazer drama, me adaptei e gostei muito rapidamente de usar perucas. Poder brincar de ser quem quiser”, destaca.

Autoestima é tudo que se refere ao cuidado que você tem consigo mesmo, na parte física, emocional e mental. Isso significa que uma parte completa a outra. Sendo assim, qualquer que seja o tratamento físico, cuidar da mente e das emoções é fundamental para se manter firme até o final, e ter melhores resultados. De acordo com a coach de autoestima e inteligência emocional, Vivian Barbosa, ter mais cuidado consigo, a autoconfiança é um dos principais pilares da autoestima. “Ela é capaz de minimizar medo do futuro, impedindo que a paciente em tratamento do câncer de mama tenha picos de ansiedade e perca a vontade de se cuidar diariamente. E se olhar no espelho e perceber que sua imagem não se abalou tanto com a doença é uma maneira eficaz de cuidar deste pilar, e seguir uma vida normal mesmo durante o tratamento. Somos um todo. E quem se ama e quer ter saúde se cuida por completo”, afirma.

Há oito anos no mercado de perucas e apliques, a empresária Susan Dietz da HD Make Hair recebe todos os dias em suas lojas mulheres que estão enfrentando o câncer de mama. “Um terço das mulheres que buscam as lace wigs (perucas modernas) são pacientes oncológicas. Muitas chegam aqui deprimidas, inseguras e já com muita queda de cabelo e saem daqui se sentindo muito melhores, felizes. É muito gratificante ver como elas se sentem bem, bonitas e empoderadas com a peruca e como isso reflete de forma positiva no tratamento! Muitas depois voltam, para contar que estão curadas e como o acessório foi importante para superação da doença”, destaca Susan.

Outubro Rosa: autoestima solidária

Com o compromisso em promover a autoestima feminina através de acessórios de moda em cabelos, a HD MAKE HAIR é engajada desde 2012 em realizar ações sociais que beneficiem pacientes oncológicas que estão em tratamento do câncer pelo SUS.

“Temos um programa permanente junto as nossas clientes estimulando-as dar sua peruca usada na compra de uma nova, em troca oferecemos desconto. Essas peças são rigorosamente higienizadas e passam por um processo de tratamento e revitalização dos fios e são doadas para bancos de perucas no mês de outubro todos os anos”, explica Susan. Já foram doadas mais de 250 peças desde o início do projeto. As doações sempre acontecem no mês de Outubro, em Porto Alegre e em São Paulo.

Além disso, a marca apoia o Instituto Oncoguia - uma ONG e portal informativo e interativo voltado para a qualidade de vida do paciente com câncer, seus familiares e público em geral - onde todo mês doa percentual da venda de um produto da marca para a causa.

Imama

O Banco de Perucas e Chapéus é um serviço disponibilizado pelas Unidades do Imama, em Porto Alegre e Três de Maio. O empréstimo é feito às mulheres com câncer de mama que, devido ao tratamento de quimioterapia, perdem temporariamente o cabelo. O serviço é gratuito e a devolução pode ser feita até que o adereço deixe de ser necessário.

Para efetuar o empréstimo, solicitamos que a própria paciente compareça na instituição, munida de documento (RG ou CNH). Nesta ocasião, são fornecidas orientações para conservação e higienização da peruca. Além disso, sugerimos que o empréstimo seja feito após a queda dos cabelos, pois a peruca ajeita-se melhor na cabeça.

O Banco de Perucas foi criado em 1997, e no ano seguinte, foi estabelecida uma parceria entre a instituição e a empresa Perucas Jurema, que realizava a manutenção e a higienização das perucas da Unidade Central do Imama. Somente em 2012 foram efetivados centenas de empréstimos de perucas.

O Banco de Chapéus, por sua vez, foi criado em 2009, quando a entidade recebeu uma doação de 110 chapéus. Possuímos, também, lenços e echarpes que são doadas para pacientes com Câncer de Mama.

Em 2013, além das contribuições da Perucas Jurema e HD Perucas, recebemos a doação de perucas e uma nova estande com suportes para a exposição das mesmas, de um novo parceiro do Imama, a Cabelo Mais Perucas, apoiador, também, da 10a. edição da Caminhada das Vitoriosas.

Devido à grande demanda por estes acessórios e à necessidade constante de renovação, as Unidades do Imama recebem doações. Os interessados em contribuir podem obter mais informações contatando a instituição pelo site http://www.imama.org.br.

Foto: Imama / Divulgação / CP


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895