Porto Alegre, sábado, 1 de Novembro de 2014

  • 08/02/2014
  • 09:27
  • Atualização: 09:34

Livro que inspirou filme de George Clooney é lançado no Brasil

"Caçadores de Obras-Primas" narra história de batalhão montado para salvar arte roubada

Filme de George Clooney chega aos cinemas brasileiros no dia 14 | Foto: Fox Film / Divulgação / CP

Filme de George Clooney chega aos cinemas brasileiros no dia 14 | Foto: Fox Film / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

 A editora Rocco promove hoje, no Brasil, o lançamento do livro 'Caçadores de Obras-Primas - Salvando a Arte Ocidental da Pilhagem Nazista', de Robert M. Edsel e Brett Witter, que serviu de base ao novo filme dirigido (produzido e estrelado) pelo ator americano, George Clooney. A obra foi exibida na abertura do Festival de Cinema de Berlim, na última quinta; estreou ontem nas telas dos EUA e do Canadá; e chega ao Brasil dia 14. O livro resgata a história do batalhão especial montado para salvar obras de arte roubadas pelo Exército alemão na 2 Grande Guerra. Adolf Hitler e seu séquito teriam se apossado de 5 milhões de objetos culturais saqueados de coleções particulares, igrejas e museus. Na caça ao tesouro, havia desde uma Madonna, de Michelangelo, até pinturas de Rembrandt, Leonardo da Vinci e Vermeer. O Führer pretendia um megalômano projeto do museu de Linz.

Só na última década o trabalho desses homens e mulheres começou a ser reconhecido. Os resultados da pesquisa de Edsel revelam como esses heróis improváveis (ao todo, 350 soldados de 13 países) escolheram servir à nação em prol da preservação da arte. O autor traça um amplo panorama do trabalho desempenho por estes homens e mulheres, entre especialistas, curadores, galeristas e artistas. Com um elenco liderado por Clooney, Matt Damon, Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin, Bob Balaban, Hugh Bonneville e Cate Blanchett, o filme aborda a questão do lugar da arte na sociedade e sua importância e devida proteção.

Segundo o diretor, 'se o filme conseguir chamar a atenção para o tema e provocar um debate, terá sido útil'. Esse é o quinto projeto dirigido por Clooney. Os outros filmes são: 'Confissões de uma Mente Perigosa' (2002), 'Boa-Noite e Boa-Sorte' (2005), 'O Amor não Tem Regras' (2008) e 'Tudo pelo Poder' (2011).


Bookmark and Share