Porto Alegre, segunda-feira, 20 de Outubro de 2014

  • 30/05/2014
  • 21:48

Empresário e colecionador assume a Bienal do Mercosul

José Antônio Fernandes Martins será o presidente da Fundação para a 10ª Bienal

  • Comentários
  • Luiz Gonzaga Lopes / Correio do Povo

O empresário e colecionador de arte José Antônio Fernandes Martins assumiu na noite desta sexta-feira, em cerimônia no Salão Nobre do Plaza São Rafael, a presidência da gestão 2014/2015 da Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul. Junto com a diretoria recém-empossada, Martins irá conduzir os trabalho da 10ª Bienal do Mercosul.

Martins é graduado em Engenharia Mecânica pela Ufrgs e é vice-presidente de Relações Institucionais da empresa Marcopolo S/A, de Caxias do Sul. Martins também preside o Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, a Associação Nacional de Fabricantes de Ônibus e a Associação do Aço do Rio Grande do Sul.

Durante a posse, o empresário destacou que é apenas um colecionador de arte, um aficionado, não tendo aquele conhecimento do crítico. "Há 35 anos coleciono arte, com obras de Heitor dos Prazeres - o meu primeiro quadro -, Alfredo Volpi, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Cícero Dias e Anita Malfatti. Eu produzo ônibus e nestas três décadas e meia, fui desenvolvendo o gosto pelo belo, pela arte e cultura. A arte e a cultura são ativos que devem ser constantemente fomentados na busca do desenvolvimento, pois o avanço da sociedade só acontece se vem acompanhado da melhoria do espírito humano", afirmou, lembrando que aceitou o convite de Jorge Gerdau Johannpeter – presidente do Conselho de Administração da Fundação até hoje à tarde e atual vice-presidente do Conselho – para fazer da 10ª Bienal a maior exposição de arte da história da América Latina.

Durante a cerimônia foi feita uma homenagem à diretoria da 9ª Bienal do Mercosul, presidida pela jornalista e relações públicas, Patricia Fossati Druck.

Bookmark and Share