Porto Alegre, domingo, 21 de Dezembro de 2014

  • 24/02/2014
  • 18:52

Após 16 meses de obras, BR 116 entre Guaíba e Pelotas tem apenas 30% duplicado

Pelo cronograma do Dnit, faltam seis meses para o fim do prazo original

  • Comentários
  • Samuel Vettori/Rádio Guaíba

Há um ano e quatro meses, em outubro de 2012, começaram os trabalho de duplicação da BR 116, entre Guaíba e Pelotas. Após 16 meses de trabalho, 30% da obra foi finalizado, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). A ideia inicial era concluir a construção em dois anos. Faltando seis meses para o fim do prazo, o superintenente do órgão no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo Gomes, já fala em entrega para maio de 2015, o que representaria um atraso de sete meses.

A duplicação compreende um trecho de 211 km e é orçada em R$ 900 milhões. O lote um, em Guaíba, é o mais atrasado em função de impasse com famílias indígenas que moram na região. As obras nesse ponto começaram meses após o início dos trabalhos nos demais trechos.

A rodovia federal é a principal via de acesso entre a região metropolitana da Capital e o Sul do Estado, incluindo o Porto do Rio Grande – corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul. Além de nova pista, o projeto inclui melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, pontes, viadutos e passarelas.

Parte da duplicação da BR 386
será entregue nesta terça-feira

O trecho duplicado da BR 386, do km 362 ao 370, entre Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova será liberado na tarde desta terça-feira. Mesmo com a permissão para tráfego, as obras prosseguem no local e os motoristas devem ter a atenção redobrada.

Os pontos mais perigosos são os estreitamentos nos trechos em que a pista a pista dupla volta a ficar simples, para quem trafega no sentido Iinterior-Ccapital, no km 370, junto a antiga praça de pedágio de Fazenda Vilanova; e no km 362, para quem circula no sentido Capital-Interior, nas proximidades do trevo de acesso à localidade de Glória.

Há previsão de um novo segmento da duplicação da BR 386 ser liberado no dia 12 de março, caso o cronograma das obras siga o curso normal entre os km 370 ao 384.

Bookmark and Share


TAGS » Rodovias, Obras, Estradas