Porto Alegre, sexta-feira, 31 de Outubro de 2014

  • 01/04/2014
  • 15:53

Pelotas retoma campanha contra o HPV após receber lote novo de vacinas

Cerca de 1,8 mil doses chegaram ao município nessa segunda-feira

  • Comentários
  • Camila Kila / Rádio Guaíba

 Após receber um lote novo de vacinas, a prefeitura de Pelotas, no Sul do Estado, retomou a imunização contra o HPV, que havia sido suspensa na quinta-feira. Assim que as doses começaram a chegar, na tarde dessa segunda-feira, as unidades de saúde já reiniciaram a aplicação. A gerente da Vigilância Epidemiológica, Maria Regina Gomes explica que foram enviadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) 1,8 mil doses. Somadas às que haviam sido armazenadas em alguns postos, a quantidade deve ser suficiente para o restante da campanha, que termina no dia 10.

Segundo Maria Regina, alguns dos 53 postos ainda estão recebendo o lote e todos devem ser contemplados até quarta-feira. A prefeitura também segue um cronograma de imunização nas escolas do município.

Parte de um lote de 89 mil vacinas foi recolhido semana passada das unidades de saúde dos municípios gaúchos em razão de seis meninas apresentarem reações atípicas após a imunização, nas cidades de Porto Alegre e Veranópolis. Oficialmente, porém, a campanha só foi suspensa em Pelotas.

Todas as adolescentes entre 11 e 13 anos devem receber a primeira dose da vacina, que protege contra o câncer de colo do útero, transmitido principalmente por via sexual. A segunda dose deve ser aplicada em setembro e a terceira daqui a cinco anos.

Até agora, Pelotas vacinou cerca de 50% das 7,8 mil meninas na faixa etária. No Estado, o percentual chega a 62% das 206 mil adolescentes. A meta é atingir 80%.

Bookmark and Share