Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 16/04/2014
  • 00:01

RS segue com predomínio de sol nesta quarta-feira

Tarde deverá ter marcas agradáveis e máximas de até 30°C

  • Comentários
  • Metsul

O sol mais uma vez predomina no Rio Grande do Sul durante esta quarta-feira. Ao longo de madrugada e amanhecer é esperada a presença de bancos localizados de nevoeiro no Estado, mas que rapidamente se dissipam durante a manhã. A temperatura continua a se elevar, mas ainda faz frio em muitas áreas no começo do dia com as menores marcas em vales e baixadas.

Com o rápido aquecimento do período da manhã, o dia é bastante agradável. As máximas no Centro e no Oeste do Estado até se aproximam de 30ºC, mas o ar seco impede que haja desconforto térmico.

As mínimas rondam os 6°C em São José dos Ausentes e os 8°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem atingir ou superar 29°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 28°C.

A morte de um homem em Erebango no último fim de semana está entre os raros casos de vítimas fatais em consequência de tornado aqui no Rio Grande do Sul. A maior tragédia da história recente se deu em Antonio Prado, em dezembro de 2003, com cinco mortes após tornado atingir uma escola durante a tarde.

O tornado de Erebango ocorreu no final da madrugada de sábado. Estudos publicados nos Estados Unidos mostram que o fenômeno é mais perigoso quando vem à noite, não porque seja mais ou menos intenso, mas porque as pessoas estão sob maior vulnerabilidade. Foi o que apontou trabalho da Universidade de Norte de Illinois que indicou que o número de mortes aumentou no último século em casos de tornados noturnos, mas caiu em ocorrências diurnas.

Tornados à noite, de acordo com a pesquisa, têm 2,5 mais vezes de chance de provocar uma morte que durante o dia. À noite, é mais difícil observá-los visualmente e a maior parte do público está dormindo e desprevenida.


Bookmark and Share