Porto Alegre, quarta-feira, 26 de Novembro de 2014

  • 17/04/2014
  • 07:34
  • Atualização: 08:03

Detran/RS lança campanha para evitar acidentes de trânsito

Confira o que abre e fecha no feriadão de Páscoa e Tiradentes

Efeitos 3D mostram impacto do veículo em alta velocidade | Foto: Detran-RS / Divulgação / CP

Efeitos 3D mostram impacto do veículo em alta velocidade | Foto: Detran-RS / Divulgação / CP

  • Comentários
  • Correio do Povo

A Operação Viagem Segura de Páscoa, que começou à zero hora desta quinta-feira e prossegue até o final da noite de segunda, marca a estreia de uma nova campanha educativa. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) e parceiros apresentaram nessa quarta o primeiro filme de uma série de cinco que serão veiculados nos próximos feriados. O filme produzido para cinema utiliza-se de efeitos 3D para ilustrar o impacto sofrido por um veículo em alta velocidade. Além de cinema, a campanha estará na TV, spots de rádio e outdoor. Mais quatro filmes se encontram em fase de produção e serão lançados em feriados subsequentes.

O publicitário da agência Morya, Fábio Bernardi, falou sobre a campanha: "O tom escolhido segue a tendência mundial de impacto emocional. O Detran considerou que o público gaúcho se encontra maduro para esse enfoque, porém agregou ao filme diversas explicações sobre as leis da Física vinculadas aos acidentes. A opção pela segurança ou pelo risco é uma decisão individual de cada condutor".

Segundo o diretor-geral do Detran/RS, Leonardo Kauer, a campanha mostra que as leis de trânsito são totalmente voltadas para a segurança. "Se é possível burlá-las, não há como fugir das leis da Física, que são a sua base - e que, se desrespeitadas, resultam em acidentes e mortes." Citou como comportamentos de risco excesso de velocidade, ultrapassagem arriscada, falta de cinto de segurança, desrespeito à distância entre veículos e não uso de faróis e luzes de advertência. 

O feriadão de Páscoa é o segundo mais violento do ano, considerando-se os dados de 2007 a 2013. Com média de 7,4 mortes por dia, a Páscoa fica atrás somente do feriado do Dia do Trabalho, que contabilizou a média de 7,6 mortes/dia nesses seis anos. No ano passado, foram 17 vítimas fatais no local do acidente em seis dias de operação (média de 4,3 por dia).

A análise dos dados estatísticos demonstra que a maioria dos acidentes nos feriados de Páscoa aconteceu nas quintas-feiras (11,7 mortes/dia) e nos sábados (9,8 mortes/dia), no turno da noite. Cerca de 64% das ocorrências fatais ocorreram nas rodovias. As estradas que concentraram o maior número de mortes foram a BR 386 (15), BR 116 (11), BR 290 (10), RS 453 (08) e RS 400 (07).

Assista ao vídeo da campanha:



Calendários diversos no ensino

O feriadão de Semana Santa e Tiradentes afeta o funcionamento das redes de ensino no Estado. A orientação da Secretaria Estadual da Educação (SES) é que os pais e responsáveis se informem diretamente com as instituições, uma vez que cada uma tem autonomia para definir o seu calendário.

Segundo a Secretaria Municipal da Educação, as escolas vão seguir a orientação do decreto da Prefeitura de Porto Alegre. Com a revogação do ponto facultativo no turno da tarde da quinta-feira, as escolas mantêm as atividades normais. A suspensão valerá de sexta-feira até segunda-feira, em função dos feriados.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) não terá expediente entre sexta-feira e segunda-feira. Os alunos da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) não terão aulas a partir desta quinta-feira e retomam às atividades apenas na próxima terça-feira.

Agas aposta em boas vendas

O feriadão promete movimentar a vida dos gaúchos. Independentemente de quem for ficar na Capital ou viajar, a data, em especial a Páscoa, é um momento de confraternização. Esse clima fica mais evidente nas expectativas de movimentação nos supermercados. Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), deverá haver crescimento de 20% nas vendas de pescado na comparação com o ano passado. Há previsão de aumento nas vendas de bebidas e sobremesas. Os supermercados deverão ser os procurados para a compra dos tradicionais ovos de Páscoa. Até domingo, ficará concentrado o comércio de 65% dos itens de chocolate.

Em relação à venda de pescado, a Feira do Peixe, no Centro de Porto Alegre e na Restinga, é uma boa opção. Inclusive, o funcionamento do Mercado Público terá alterações. As bancas ficarão abertas nesta quinta, das 7h às 21h, e na Sexta-Feira Santa, das 7h30min às 13h. A venda de chocolates e a busca de presentes de última hora deverá movimentar também o comércio.



Bookmark and Share