Porto Alegre, 02 de Setembro de 2014

Internacional cresce e passa o Grêmio no RS

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

http://www.lancenet.com.br/minuto/Gremio-Internacional_0_1202279933.html




A criação do departamento de torcidas Eurico Lara

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

Os conselheiros do Grêmio receberam para avaliação estudo para a criação do departamento Eurico Lara.

O departamento serviria para “institucionalizar todos os tipos de relação do clube com as torcidas organizadas ou grupamento de torcedores (incentivos financeiros, mediações com órgãos fiscalizadores etc).
Fomentando a festa do torcedor no estádio, controlando com parâmetros técnicos e transparentes (despolitizados) e incentivando a segurança e as boas práticas comportamentais.”
Diz ainda que os “recursos para para o departamento de torcidas Eurico Lara seria gerado da seguinte maneira:
1- Receita oriunda da venda de produtos, com a marca da torcida, essas receitas seriam destinas ao fundo.
2- O Fundo da Torcida Do Grêmio será administrado pelo Presidente do Grêmio, através do conselho de administração, observadas as diretrizes fixadas pelo Departamento Da Torcida.”
3- Compete ao Departamento da Torcida Do Grêmio estabelecer as diretrizes, prioridades e programas de alocação dos recursos do Fundo, em conformidade com os interesses do Grêmio através da autorização do conselho de administração da Instituição.
Mais:

“1-Os recursos do Fundo da Torcida Do Grêmio serão aplicados para garantir todas as ações necessárias, visando promover a festa da torcida na arquibancada.
2-Os recursos serão utilizados, tanto nos jogos na arena, assim como nos que for visitante.”
Mais: “Promover a festa na arquibancada da Arena e nos jogos fora de casa.Informar para o departamento as necessidades da torcida a cada jogo.Gerenciar a logística da festa na arquibancada.
Sou contra qualquer benefício a qualquer torcida.
Mas o senhor ou a senhora talvez pensem diferente.
Leiam o documento a avaliem.

 




Geral é suspensa

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

O Conselho de Administração do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, no uso de suas atribuições e considerando a gravidade dos fatos ocorridos no jogo entre Grêmio e Bahia, pelo Campeonato Brasileiro 2014, os quais tiveram claramente o objetivo de prejudicar o Clube, resolve:

1) Suspender por tempo indeterminado qualquer atividade da torcida organizada denominada Geral do Grêmio;

2) Proibir, por parte da referida torcida, a utilização das marcas de propriedade intelectual do Clube;

3) Identificar possíveis sócios envolvidos no episódio para ultimar medidas administrativas visando seu desligamento da atividade associativa e da frequência ao estádio, se for o caso;

4) O Clube, diante dos últimos fatos ocorridos em relação ao campo de jogo, estudará, em conjunto com a Arena, formas de evitar que novos incidentes acarretem em multas, perda de mandos de campo e prejuízos à imagem do clube e de sua ordeira torcida.

Aos torcedores, jogadores e funcionários do Grêmio e integrantes das demais torcidas organizadas, agradecemos pelo apoio e engajamento que sempre emprestaram às campanhas de conscientização realizadas pelo Clube, especialmente no jogo do último domingo.




Punir por Punir!?

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

Ao que tudo indica é o que teremos no STJD quarta feira!
Vai-se pelo STJD, através do desporto punir provavelmente com rigor o que deveria ser feito no âmbito criminal ! Há por parte do Grêmio todo o amparo técnico jurídico das ações promovidas pelo clube nos últimos tempos contra atitudes nocivas como as de quinta feira! Mas quem disse que será um julgamento juridico? Será social ! Não deveriamos ter lá advogados, juristas e sim antropólogos, professores de história, sociólogos…

O Grêmio servirá  de mártir ! Mas fica a pergunta o que mais o clube poderia fazer? Comprar cadeiras elétricas e executar esses débies ?
Tudo o que o clube pode ou poderia fazer tem sido feito, porque ser responsabilizado ? Racismo é crime ! E deve ser tratado como tal ! Não é da responsabilidade do Grêmio e de nenhum clube se a legislação e o codigo penal não oferecem amparo as pessoas vitimas de racismo ! Nos próximos tempos corremos um sério risco de ver o Grêmio severamente punido e estes torcedores irresponsáveis pagando criminalmente por seus atos com cestas básicas e serviços comunitários, alguém duvida? Aí irresponsavelmente vem um diretor de revista  me chamar e a outros colegas gremista de racistas, como se ele me conhecesse e dizer que o exemplo punitivo eventual  será bom para o Grêmio. Aí pergunto o menino Kevin morreu morto por torcedores do Corinthians, o clube foi punido e esses mesmos corintianos tempos depois estavam aprontando denovo, exatamente os mesmos ! Ora, e lá alguém irresponsável se preocupa em prejudicar seu clube ? Muito antes pelo contrário ele quer é furduncio, confusão é vicio pra ele, ser irresponsável é o seu ápice ! O Irresponsável ele não tem capacidade para a publicidade do bem, então ele vive da do mal, usa o clube por vezes pra isso ! Não vamos nos iludir que uma severa punição quarta acabará com esses problemas, afastará os irresponsáveis, não vamos subestimar nossas próprias inteligências, não vai  !!

O Grêmio muito provavelmente será punido! Servirá de mártir para uma resposta jurídica  desportiva ao fracasso juridico criminal dos artigos que amparam as vitimas de racismo ! Será provavelmente um julgamento politico, os auditores provavelmente se sentirão socialmente conscientizados que punir o Grêmio é fazer um bem social, dar uma resposta aos negros não terá um vies jurídico e sim politico social,  esse é meu receio ! A Generalização neste momento, injusta é tida como trunfo para a punição, sendo que ela é tão injusta como os atos racistas que sofreu o goleiro do Santos ! Sabe-se que criminalmente muito pouco será feito, por isso se repercute tanto no ambito desportivo!

O Grêmio será julgado pela repercussão do ato racista de alguns de seus torcedores e não pelo ato racista em si ! Uma pena, algo tão profundo de se discutir sociológica, criminal e até do ambito científico pois eu creio que racismo é uma doença mental,  se resumirá ao desporto !

Eu, mesmo gremista,  votaria para o Grêmio ser banido do esporte  se isso fosse acabar com o racismo no Brasil !

Engana-se quem pensa que isso será freado, não vai ! Enquanto se discutir esses fatos no desporto,  apenas e as severidades juridicas forem advindas do desporto e para os clubes, isso seguirá ocorrendo, eu afirmo ! A sociedade e a comunidade negra não deve se sentir amparada e confortada em sua rica e maravilhosa história por uma severa punição a entidade desportiva na quarta feira, muito antes pelo contrário deve cobrar punição criminal  e severa aos verdadeiros autores desses atos ! Há muitos “Aranhas” humilhados pelos campos por ai e atingidos covardemente como fora o do Santos, mas jogam no 14 de Julho de Piriri, no fortes lives !

Punir por punir ? OK, vão em frente, se isso ocorrer mais uma vez uma  injustiça se tentará pagar cometendo outra !

e mais, deixo no ar a pergunta:  1- Será julgado o Grêmio pelo ato covarde? 2- Ou pela repercussão que causou o ato covarde?

Há relevância entre as perguntas. A Primeira julga o fato ! A Segunda julga só porque repercutiu o fato !

Me deixaram  com a impressão nos ultimos dias que o Grêmio que inventou o racismo no Brasil !

Tomara que seja só impressão !

Att
Mauro Medeiros




Parabéns, Corinthians!

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

empaTITEvsEMPAmanos




Pedra cantada

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

Conselheiro do Grêmio desde 1980, o Antônio Carlos Maineri foi apresentado como vice-presidente de futebol na chapa de Homero Bellini Jr. que concorrerá à eleição do clube em outubro.

O candidato é membro da Comissão de Futebol do Conselho Deliberativo do Grêmio desde 2010.
Foi vice-presidente do Departamento Jurídico em 1981, quando o tricolor foi campeão do Brasileirão; foi vice-presidente de futebol a partir do segundo semestre de 1991 e diretor de futebol em 1999, quando o Grêmio foi campeão da Copa Sul e campeão Gaúcho.
Maineri é advogado do clube desde 1975.




Fator Luxemburgo

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

O Grêmio vai encarar na última rodada do primeiro turno o Flamengo do treinador Luxemburgo.
O Flamengo tem três pontos a menos do que o Grêmio (28 a 25) e venceu as suas últimas cinco partidas.

Com Luxemburgo o time passou a sonhar com vaga na Libertadores.




“Eu conheço a Patrícia sim. Ela nunca teve nenhuma atitude racista comigo ou com qualquer pessoa da minha família”

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

Marinho Saldanha assina matéria para o UOL que leva o título “racismo de torcedora choca amigos negros. Família ‘foge’ de Porto Alegre”.
É sobre Patrícia Moreira, flagrada, aos gritos, chamando o goleiro Aranha de ‘macaco’, no duelo com o Santos pela Copa do Brasil.
A torcedora deve prestar esclarecimentos na 4ª Delegacia de Polícia nesta segunda-feira, tentando justificar os atos.
Trechos da reportagem.
“Eu conheço a Patrícia sim. Ela nunca teve nenhuma atitude racista comigo ou com qualquer pessoa da minha família.
É muito amiga do meu filho.
Se conhecem há anos. Já veio aqui em casa”, disse Miguel Chaves, também negro, vizinho de Patrícia. “Nunca imaginamos aquilo”.
Nenhuma voz se levantou lá contra Patrícia.
Amigos negros, são muitos. Todos surpresos, tristes, mas ao mesmo tempo buscando mostrar que ela não é aquela da imagem.
“Ela foi pelo momento, no embalo dos outros”, finalizou Pedro (vizinho de Patrícia).




Sobrou o resultado

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

Sobrou o resultado, o magro 1 a 0 contra o Bahia, de um jogo onde não há como se analisar futebol, pois este faltou para o Grêmio.
Se o leitor quiser algo emblemático desta partida registro que aos 43min finais Felipão sacou Dudu para colocar Bressan.
Motivo: depois do gol de Barcos, aos 13min, era meia-linha, com o penúltimo colocado do Brasileiro, o modesto Bahia, montado sobre o Grêmio, numa situação constrangedora.Aos trancos e barrancos o Grêmio ganhou e é só que importa no final.
Termina a rodada quatro pontos atrás do G-4, em situação bem alentadora na tabela.
Pensar em vaga para a Libertadores tornou-se viável quando está por ser encerrar o primeiro turno.




Futebol gaúcho vem crescendo feito rabo de cavalo

Postado por Hiltor Mombach em 1 de setembro de 2014 - Esportes

O RS tem dois representantes no Brasileiro da Série A, Inter e Grêmio, e nenhum na B.
É, ao lado de SP, RJ e MG uma das potências do futebol nacional.
Só Inter e Grêmio possuem, juntos, dez conquistas entre Copa do Brasil e Brasileiro.
Sem a mesma expressão, Santa Cataria tem três equipes na A (Criciúma, Chapecoense e Figueirense) e dois na B, sendo que estes dois, Avaí e Joinville, estão no G-4, tendo o Avaí aplicado 5 a 0 no Vasco em pleno São Januário.
O RS não tem representante na B e pode assistir o Brasileiro da Série A de 2015 com cinco equipes catarinenses, 25% do total.
Como explicar?
O futebol de Santa Catarina é tão mais organizado?
A FGF deveria estar preocupada.
O futebol gaúcho vem crescendo feito rabo de cavalo vai tempo, para baixo.
Temos Inter e Grêmio e quase mais nada, com clubes fechando as portas ou cobrando de atletas para jogar.
E cá entre nós, Inter e Grêmio não dependem da FGF.




Koff: “É um problema policial”

Postado por Hiltor Mombach em 31 de agosto de 2014 - Esportes

Koff falou neste domingo sobre o episódio de racismo no jogo contra o Santos envolvendo o goleiro Aranha.
E também sobre os cânticos racistas que se repetiram neste domingo contra o Bahia.
De setor bem  identificado, a Geral.
Pontos da entrevista.
.Não é possível que fatos assim ocorram.
.A Arena Porto-Alegrense identificou os autores..Aquele episódio (de quinta-feira, contra o Santos) não pode ser atribuído à instituição Grêmio.
.O fato de hoje (cântico racista) leva a concluir de que é para prejudicar o Grêmio para a próxima quarta-feira. O fato foi repudiado pela maioria.
.Nós cortamos os benefícios dados a eles (Geral).
.Identificados, eles serão excluídos sumariamente do quadro social.
.É um problema policial.
Hoje uma facção da torcida praticamente acaba com a tese do Grêmio (no julgamento de quarta-feira). Parece que propositalmente querem acabar com a tese do Grêmio.
Que torcedor é esse que vai ao estádio para prejudicar o seu clube?




Como ficou / Infobola

Postado por Hiltor Mombach em 31 de agosto de 2014 - Esportes
1. Cruzeiro 78% 42 18
2. Inter 63% 34 18
3. São Paulo 61% 33 18
4. Corinthians 59% 32 18
5. Fluminense 56% 30 18
6. Grêmio 52% 28 18
7. Sport 52% 28 18
8. Atlético-MG 50% 27 18
9. Flamengo 46% 25 18
10. Atlético-PR 44% 24 18
11. Santos 43% 23 18
12. Goiás 43% 23 18
13. Botafogo 41% 22 18
14. Figueirense 39% 21 18
15. Chapecoense 35% 19 18
16. Palmeiras 31% 17 18
17. Criciúma 31% 17 18
18. Coritiba 30% 16 18
19. Bahia 30% 16 18
20. Vitória 28% 15 18