Em cenário de guerra, voluntários resgatam vítimas das enchentes em Canoas

Em cenário de guerra, voluntários resgatam vítimas das enchentes em Canoas

Grupos trabalharam durante toda a madrugada e concluíram os resgates no começo desta tarde

Camila Souza

Voluntários estão mobilizados desde a madrugada e se alimentam dentro da água, enquanto auxiliam no resgate

publicidade

*Com informações de Jonathas Costa

A Estação Mathias Velho, em Canoas, viveu um cenário de guerra na manhã deste domingo. Duas operações, organizadas por voluntários e pela Defesa Civil, ocorreram simultaneamente e fizeram um intenso trabalho de resgate das vítimas das enchentes. Depois da madrugada e manhã focadas na mobilização, o trabalho foi considerado concluído pelos voluntários, que se encaminharam para o bairro Rio Branco.

Com água na altura do peito, um grupo recebeu as embarcações na estação, trazendo moradores e animais que estavam ilhados. Depois, outra equipe auxiliou na retirada das vítimas, que chegaram bastante emocionadas em meio a aplausos. Algumas pessoas precisaram ser carregadas no colo.

Um terceiro grupo fez o acolhimento, entregando alimentos e agasalhos e conduzindo as vítimas para o outro lado da estação, onde ocorria atendimento médico.

Após a triagem, quem precisou de atendimento hospitalar foi encaminhado para o Hospital Universitário e o Hospital Nossa Senhora das Graças, enquanto as outras vítimas foram para abrigos.

Na Capela da Ulbra, as crianças resgatadas sozinhas estão no prédio 50, sala 18. O prédio 16 recebe doações, enquanto os demais acolhem os desabrigados. Cada um conta com a lista dos moradores nas portas.

Na estação, também foi montada uma estrutura para fazer atendimento aos animais resgatados.

Os voluntários ficaram mobilizados desde a madrugada. Alguns se alimentaram dentro da água, enquanto auxiliavam no resgate.

O local precisa de cadeira de rodas, cobertores, toalhas, combustível para as embarcações, sacolas plásticas grandes, para que as vítimas levem as doações para os abrigos, além de alimentos prontos para consumo.

Há dificuldade de locomoção na região. Por isso, a orientação é para as pessoas evitem ir até a estação e apenas entreguem as doações para os grupos de voluntários.

Resgate no HPS de Canoas

Ao longo da madrugada, as últimas pessoas que aguardavam resgate no Hospital de Pronto Socorro de Canoas foram retiradas do local e encaminhadas para o HU e o Hospital Nossa Senhora das Graças.

Desde o inicio da operação, ainda na manhã de sábado, cerca de 400 pessoas, entre pacientes, funcionários e outros moradores que buscaram abrigo, foram resgatados.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895