Acordo sanitário entre Brasil e Uruguai é ampliado

Acordo sanitário entre Brasil e Uruguai é ampliado

Parceria inédita entre os dois países une esforços no combate à pandemia nas cidades de fronteira

Mauren Xavier

Autoridades do Brasil e do Uruguai participaram da reunião

publicidade

O acordo sanitário entre Brasil e Uruguai no combate à pandemia será ampliado. O acordo prevê ações envolvendo os planos sanitário e epidemiológico na área de abrangência da fronteira entre os municípios de Quaraí e Barra do Quaraí, no Brasil, e Artigas e Bella Union, no Uruguai. A iniciativa começou, no dia 26 de julho, em um programa-piloto entre Santana do Livramento e Rivera. A ampliação do acordo foi discutido, nesta quarta-feira, durante videoconferência com autoridades dos dois países, entre elas o embaixador do Brasil no Uruguai, Antonio Simões. 

“A doença não reconhece fronteiras estabelecidas no papel e a vida das pessoas que moram praticamente na mesma cidade, com interações diárias nas rotinas, tampouco reconhece essa divisão. Temos a responsabilidade coletiva de enfrentar e vencer a situação, melhorando a eficácia do controle do coronavírus na fronteira”, detalhou o presidente Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP).

Representando o governo do Uruguai, o diretor da área de Fronteiras do ministério das Relações Exteriores, embaixador Federico Perazza, e a diretora de coordenação do Ministério de Saúde Pública, Karina Rando, reforçaram a importância do acordo. Segundo ambos, o intercâmbio sanitário é muito positivo pela histórica relação de colaboração entre os dois países. 

“É uma honra muito grande para o RS ampliar e compartilhar uma experiência tão rica como essa na área da saúde. Quando há vontade política entre os países se avança e se realiza uma integração real e prática”, disse a secretária estadual de Assuntos Federativos e Internacionais, Ana Amélia Lemos, representou o governador Eduardo Leite.

O planejamento de enfrentamento conjunto ao coronavírus começou no final de maio, quando o governador conversou com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. Além de oferecer apoio técnico ao presidente do país vizinho, Leite elencou a importância de ações de preservação à vida nos municípios fronteiriços: Santana do Livramento e Rivera, Chuí e Chuy, Aceguá e Aceguá, Quaraí e Artigas, Barra do Quaraí e Bella Unión e Jaguarão e Rio Branco.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895