Álbuns de música serão lançados às sextas-feiras em todo o mundo

Álbuns de música serão lançados às sextas-feiras em todo o mundo

Lançamento serve tanto para CD'S, vinis, digital ou streaming

AFP

Nova data de lançamento vale para os formatos de CD, vinil, digital ou streaming

publicidade

A partir de 10 de julho os novos álbuns de música sairão à venda às sextas-feiras para sincronizar as datas de lançamento em todo o mundo, anunciou nesta quinta-feira a Federação Internacional do Setor (IFPI). A federação disse que chegou a um acordo com as gravadoras para que os álbuns, tanto CD, vinil, digital ou streaming, comecem a ser comercializados no mesmo dia. "Reflete melhor as realidades do setor", afirmou Glen Barros, presidente da gravadora Concord Music Group, que conta entre os seus artistas com Paul McCartney e Paul Simon. "A mudança de curso levanta muitos desafios e necessita de adaptação, mas será benéfica para os consumidores e, a longo prazo, todos ganham", disse ele em um comunicado publicado pela IFPI.

A medida entrará em vigor em 45 mercados, incluindo 11, como a Alemanha e Austrália, onde os discos já saem à venda nas sextas-feiras. Nos Estados Unidos e no Canadá, os álbuns são lançados geralmente às terças-feiras e na França e no Reino Unido na segunda-feira. Muitos atores do setor estimam que a saída dos discos em dias diferentes em todo o mundo promove a pirataria, num momento em que a música está disponível online de maneira imediata. Os defensores da sexta-feira argumentam também que existem mais consumidores ocasionais no início do fim de semana.

No entanto, muitas lojas de música independentes nos Estados Unidos assimilam esta disposição a uma imposição e queriam que o dia para a saída dos álbuns continuasse sendo terça-feira, um dia de menor movimento no comércio. A IFPI adotou para a ocasião o slogan "New Music Fridays" (Sexta-feira de música nova). Artistas e fornecedores terão, de qualquer maneira, a possibilidade de escolher outro dia da semana. No Japão, os discos para o mercado interno continuarão a ser lançados às quartas-feiras.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895