“É uma responsabilidade muito grande”, diz Caio Blat sobre selecionar longas brasileiros para o Festival de Gramado

“É uma responsabilidade muito grande”, diz Caio Blat sobre selecionar longas brasileiros para o Festival de Gramado

O ator e curador fala da sua trajetória no evento

Adriana Androvandi

Ator Caio Blat também é curador do Festival de Cinema de Gramado

publicidade

O Correio do Povo conversou com Caio Blat. O ator, que já ganhou dois troféus Kikito de Melhor Ator no Festival de Cinema de Gramado, pelos filmes "Bróder", de Jeferson De (2010), e "Uma Longa Viagem", de Lucia Murat (2011), assumiu a missão de ser curador do Festival, ao lado de Marcos Santuario.

"Eu já estive em várias edições do Festival de Gramado, alguns momentos de muita alegria, fui premiado duas vezes, foi com ‘Bróder’ e com ‘Uma Longa Viagem’. Com o ‘BR 716’, do Domingos Oliveira, eu não ganhei o prêmio de ator, mas o filme ganhou todos os prêmios, então eu me senti também igualmente premiado”, conta. O artista destaca que suas conquistas em Gramado foram muito importantes na sua carreira.

Agora ele se diz muito honrado de estar “do outro lado”, de estar selecionando os filmes, fazendo a curadoria. “É uma responsabilidade muito grande, fazer um recorte que tenha diversidade, que tenha uma representatividade, que tenha um alto nível de cinema”, comenta.

No ano passado, foi seu primeiro ano como curador. “Eu aprendi muito, principalmente com o Marco Santuario, que é muito experiente, um jornalista, um professor, que me orienta bastante nesse processo. E esse ano nós dois juntos fazendo de novo uma seleção que me deu muito orgulho, com grandes realizadoras encabeçando a lista, com muita diversidade, alto nível de cinema, então eu acho que Gramado está vivendo um grande momento e eu fico orgulhoso de fazer parte disso”.

Escute o podcast com a entrevista completa com Caio Blat, em que ele fala também sobre seus novos projetos, realizada pela jornalista Adriana Androvandi:


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 21 de janeiro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895