As inscrições para 1º Festival de Cinema de Lajeado podem ser feitas até dia 19 de novembro. Com realização em março, no Teatro Univates, a previsão é selecionar mais de 50 curta-metragens para mostra competitiva. A proposta é dar visibilidade ao segmento, debater sobre a produção cinematográfica brasileira, além de incentivar o turismo no Rio Grande do Sul.
O idealizador do evento, empresário Lauro Bergesch diz que a seleção oficial do Festival é composta por mostra competitiva e não competitiva (sem premiação em dinheiro). Esta última foi criada para exibir um curta que é um “mix” de três filmes do projeto Exportando Belezas. Essa película relata as belezas gaúchas. Os filmes do projeto "Exportando" vão estar à venda nos dias do Festival, juntamente com os livros.
A mostra competitiva é a que deve atrair olhares e concorrentes. Ela terá quatro categorias: animação, documentário, experimental e ficção. Cada concorrente poderá inscrever até dois trabalhos de curta-metragem, de até 25 minutos. Os filmes deverão, obrigatoriamente, terem sido produzidos no período de janeiro de 2014 até a data de inscrição. Os vencedores serão julgados por um trio de jurados e receberão premiação em dinheiro e o troféu. A premiação em dinheiro dará R$ 1,2 mil para o melhor curta do Festival. Melhores curtas de animação, documentário, experimental e de ficção receberão R$ 1 mil.
Todas as informações e a ficha de inscrição estão disponíveis no site.
1º Festival de Cinema de Lajeado recebe inscrições de curtas
Trabalhos podem ser enviados até até 19 de novembro