14ª FestiPoa Literária traz grandes nomes a Porto Alegre
De 13 a 18 de maio, o evento debate literatura, música e temas atuais em diferentes pontos da capital

publicidade
A partir desta terça-feira, dia 13, Porto Alegre vai viver uma experiência transformadora, com a 14ª edição da FestiPoa Literária de volta aos espaços culturais da cidade. O evento segue com a programação até o domingo, 18 de maio). A festa literária ocupará importantes locais como o Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (o Centro Cultural da Ufrgs), o Instituto Goethe, o Espaço Cultural 512, o Bar Venezianos, a Biblioteca Comunitária Girassol, a livraria Paralelo30 e o Teatro Simões Lopes Neto, oferecendo uma programação rica, diversificada e gratuita para todos os públicos, além de atividades em escolas da rede pública.
A FestiPoa Literária se consagra como um dos grandes eventos literários do Sul do Brasil. Com curadoria assinada pelas poetas mariam pessah (que assina o nome com letras minúsculas) e Luna Vitrolira, contará este ano com uma programação definida a partir de assuntos que permeiam a atualidade e que se tornam mais urgentes a cada dia: autorias negras, mundos indígenas, sexualidade e questões do meio ambiente.
Partindo desses pilares, as curadoras buscaram valorizar narrativas que desafiam convenções e o projeto político colonialista e que, por outro lado, expandem nosso entendimento da cultura e da sociedade.
“Este espaço literário destaca produções e diálogos que trazem à tona identidades diversas e saberes ancestrais, propondo reflexões profundas sobre pertencimento, justiça e a possibilidade de viver em equilíbrio e harmonia com o planeta”, afirma Luna Vitrolira, uma das curadoras da FestiPoa. “Pensamos a literatura como um ato de imaginação, também de transgressão, de lutas e rebeldias, de questionamentos. Onde está o centro e onde estão as pessoas que queremos ouvir?”, reflete a escritora mariam pessah.
As homenagens desta edição são ao escritor Jeferson Tenório e à multiartista Valéria Barcellos, e o anfitrião da festa literária será o escritor José Falero. Estarão reunidos em Porto Alegre personalidades da literatura e da música, como Criolo, Geni Núñez, Eliane Potiguara, Angélica Freitas, Eliane Marques, Sergio Vaz, Cristal, Patrícia Palumbo, Amaro Freitas, Maria Amélia Teles, Rafa Rafuagi e Antônio Marinho, em uma programação que celebra a literatura e traz performances poéticas e shows exclusivos, como “Saraval”, de Valéria Barcellos, no dia 15 de maio, e “Y’ Y”, de Amaro Freitas, encerrando a programação da FestiPoa no dia 18, no Teatro Simões Lopes Neto.
As mesas de debate propostas pela curadoria refletem sobre literatura, utopias e distopias, mapas reais e ficcionais, narrativas da memória, afetos e maternidade, entre outros temas. O projeto educativo prevê atividades nas escolas estaduais e municipais, visitas de autores e autoras, saraus e bate-papos. A ideia é que esses encontros mobilizem cerca de três mil estudantes e docentes.
Todas as atividade, exceto o show do Amaro Freitas que tem venda de ingressos, tem entrada franca com retirada de senhas. A programação completa pode ser conferida no Instagram do festival.