14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira começa nesta segunda-feira

14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira começa nesta segunda-feira

Programação ocorre em Livramento e Bagé (RS)

Correio do Povo

Filme "El Actor Principal", de Paula Markovitch, integra a programação

publicidade

O 14º Festival Internacional de Cinema da Fronteira começa na região da campanha gaúcha. A atração gratuita inicia no dia 27 de novembro em Livramento (RS) e segue de 29 de novembro a 3 de dezembro na cidade de Bagé (RS).

O programa é composto por 12 longas em competição, quatro filmes em sessões especiais e 59 curtas-metragens, além de diversas apresentações musicais. Em Livramento serão projetados curtas e uma mostra de animação.

Conforme informa a organização, as homenageadas deste ano são a atriz gaúcha Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda. Além de títulos nacionais, a seleção de longas reúne produções da Argentina, Cuba, EUA, México, Peru, Suíça e Uruguai, vários deles inéditos.  Bagé também recebe o II Mercado Sur Frontera WIP LAB, voltado para profissionais da área audiovisual.

Os longas em competição passam no Cine7 (Av. Sete de Setembro, 1062) às 10h, 14h30min e 17h, enquanto os demais títulos serão projetados no Centro Histórico Vila de Santa Thereza (Av. Visc. Ribeiro de Magalhães), exceto os curtas internacionais. Estes serão exibidos antes de cada um dos longas principais. O Centro Histórico também será palco das apresentações musicais, homenagens, longas fora de competição e curtas regionais.

A seleção aposta na produção nacional e na expressão de países ibero-americanos. "Nesta edição, com expressiva participação latina, estamos interessados em pensar e apresentar o Brasil de dentro, por isso o tema Profundo Brasil Profundo", resume Zeca Brito, diretor artístico do evento. "Esse recorte de imersão e olhar para as identidades também passa pelos 12 longas em competição, maior número até hoje no festival", conclui.

"A Claro escolheu o Festival da Fronteira porque entende a importância desta mostra competitiva que faz os holofotes se voltarem para a região Gaúcha, firmando o Rio Grande do Sul como polo da cultura e do setor audiovisual brasileiro”, afirma Marcelo Repetto, diretor regional da Claro para a região Sul.

Natural de Rosário do Sul, na faixa de fronteira, Leona Cavalli vai a Bagé para receber o troféu São Sebastião. Atualmente, a atriz está em cartaz na novela "Terra e Paixão", na Rede Globo. O evento também destaca Carla Esmeralda, co-criadora do RioContentMarket (hoje Rio2C), maior mercado de conteúdo audiovisual da América Latina, que recebe o troféu em nome do Sur Frontera.

Laboratório para filmes em produção, o II Mercado Sur Frontera WIP LAB leva à Rainha da Fronteira a expertise de grandes nomes da produção brasileira. Jana Wolff (Berlinale), Mario Durrieu (FIDBA) e Walter Tiepelmann (Festival de Málaga) serão alguns dos tutores desta edição. Dos noventa projetos inscritos, dez talentos foram selecionados.

A programação começa em Livramento na segunda, 27 de novembro, às 19h, com Mostra Animação, seguida da Sessão Entre Fronteras, com curtas realizados entre o Brasil e Argentina, no Auditório da Unipampa (rua Barão do Triunfo, 1048).

Na quarta (29), às 9h, em Bagé, acontece o lançamento do festival na Casa de Cultura Pedro Wayne (rua Gen. Neto, 16). Às 10h, será exibido o primeiro longa em competição, "O Dia que te Conheci", de André Novais. À tarde, a partir das 14h30min é a vez de "Estranho Caminho", de Guto Parente. Às 17h, será projetado "Anhangabaú", de Lufe Bollini. Às 19h haverá a Sessão Memória Longa com o histórico "Pára, Pedro!", de Pereira Dias, de 1969. Às 20h começa a cerimônia de abertura no Centro Histórico Vila de Santa Thereza, seguida da primeira parte da Mostra Competitiva Regional, e show musical do grupo Os 4 Irmãos, às 21h.

No dia 30, quinta-feira, às 10h, a seleção de filmes traz "El Cine Ha Muerto", de Juan Benitez Allassia. Às 14h30min, o longa “Rumo", de Bruno Victor e Marcos Azevedo. Às 17h, passa "El Nadador", de Gabriela Guillermo. A sexta, dia 1º de dezembro, começa às 10h, com o longa "Sucesso e o Abstrato", de Virgínia Simone e Matheus Walter. Na tarde, às 14h30min, tem a animação “Bizarros Peixes das Fossas Abissais”, de Marão, seguido de "Baracoa", de Pablo Briones, às 17h. A noite no Centro Histórico começa às 19h30min com show de Lucifer Kabra, seguido da segunda parte da Mostra Competitiva Regional, às 20h.

No sábado (2), às 10h, é a vez de "Céu Aberto", de Elisa Pessoa. Às 14h30min, será exibido "El Filo de las Tijeras", de David Marcial Valverdi. A programação prossegue às 17h com "El Actor Principal", de Paula Markovitch. O filme "Cafundó", de Paulo Betti e Clovis Bueno, estrelado por Leona Cavalli, será exibido às 19h. Às 20h30min, o público poderá conferir a última parte de curtas regionais. A noite termina às 22h30min com o show do Zava MC e de Kika Simone.

O último dia abre para o público às 18h com "El Canto del Tiempo", de Mana García. Também fora de competição, "Sobreviventes do Pampa", de Rogério Rodrigues, às 19h30min, encerra o programa de longas. Às 21h começa a cerimônia de premiação e homenagens, seguida de show de Rita Zart, Rafael Silva e Lulu do Acordeon.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895