15 dias com Luis Fernando Verissimo

15 dias com Luis Fernando Verissimo

Documentário dirigido por Angelo Defanti tem sessão de pré-estreia hoje e estreia amanhã

Adriana Androvandi

Escritor Luis Fernando Verissimo em cena do documentário 'Verissimo'

publicidade

O documentário “Verissimo”, do diretor Angelo Defanti (RJ), tem uma sessão de pré-estreia nesta quarta-feira, às 19h15min, na Sala Paulo Amorim da CCMQ (Rua dos Andradas, 736), Centro Histórico de Porto Alegre.

Em Caxias do Sul, haverá uma sessão às 19h30min, na Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro de Cultura Ordovás.

Amanhã o filme estreia em demais salas do circuito exibidor. Também na quinta, haverá uma sessão com debate na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085), às 19h30min, com a presença do diretor e de familiares do escritor.

O documentário que chega aos cinemas foi rodado em 2016. Apresenta 15 dias da vida do escritor Luis Fernando Verissimo antes de completar 80 anos (hoje ele está com 87). A câmera assume essencialmente uma função de observação. As perguntas e interações que são feitas com o autor são geralmente por terceiros, sejam familiares, jornalistas, leitores em uma sessão de autógrafos ou painelistas, como em um seminário literário de que Verissimo participou em São Paulo.

A família, formada pela esposa Lucia e pelos filhos Fernanda, Mariana e Pedro, além de netos e genros, integra os momentos em que o filme capta visitas e momentos caseiros. Os netos Lucinda e Davi acrescentam movimento no universo pacato do escritor. É um filme poético e contemplativo, onde se percebe que Verissimo tem em casa um ambiente propício para a escrita e a criação.

Sua timidez pode esconder sua sagacidade, mas ela está sempre ali. É possível se surpreender quando dá respostas aguçadas e irônicas muitas vezes quando é provocado. Também é um romântico. Quando lhe perguntam qual a frase mais importante que já disse na vida, revela: quando pedi Lucia em casamento e ela disse sim.

Defanti tem uma longa relação profissional com Verissimo por ter, desde o início da carreira, entrado em contato com para pedir os direitos autorais para realizar os curtas “Feijoada Completa” (2012) e “Maridos, Amantes e Pisantes” (2008), baseados em contos, e “O Clube dos Anjos”, adaptação do livro homônimo de Verissimo. Este último foi um dos longas selecionados para o Festival de Cinema de Gramado de 2022 e aborda o tema de uma confraria de homens que gira em torno da gula.

Luis Fernando Verissimo já foi tema de outro documentário anteriormente, dirigido por Luzimar Stricher. Com o título “Luis Fernando Verissimo - O Filme”, este longa começou sua rodagem em 2013, tendo, portanto, registros do escritor alguns anos mais jovem. São filmes com propostas diferentes.

Mesmo com algumas limitações da idade, as rotinas de Verissimo contam com a leitura, a escrita, o desenho, a música, a convivência com a família e o cuidado com a saúde.

COLORADOS

Sendo Luis Fernando Verissimo um colorado assumido, a equipe do filme realiza uma promoção: torcedores do Sport Clube Internacional pagam meia-entrada para assistir ao filme no RS, apresentando a carteirinha do time. Cinemateca Paulo Amorim e CineBancários de Porto Alegre, Ulysses Geremia (Caxias do Sul) e a rede Cine Globo (Cruz Alta e outras cidades) fazem parte da promoção.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895