Arte & Agenda

19º Palco Giratório do RS chega em sua última semana

Entre as atrações, o evento traz peça com Renata Sorrah e diversas opções de companhias teatrais de outros estados brasileiros

Ao Vivo [Dentro da Cabeça de Alguém] é uma das atrações
Ao Vivo [Dentro da Cabeça de Alguém] é uma das atrações Foto : Nana Moraes / Divulgação / CP

O 19º Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre segue com uma programação diversa e instigante em sua última semana. A programação teatral que invadiu a Capital desde o dia 20 de maio chega ao fim no domingo, dia 8. Os ingressos podem ser adquiridos no site do Festival.

Entre os destaques na programação está o espetáculo “Rhinocerontes”, que fará apresentação nesta segunda-feira, dia 2, às 21h, no Bar Ocidente (Osvaldo Aranha, 960). A peça, da Cia Teatrofidico, é uma sátira sobre a conformidade e a alienação da sociedade moderna, que mostra a transformação gradual dos habitantes de uma cidade em rinocerontes e é uma metáfora da ascensão dos regimes totalitários, especialmente o nazismo, e da influência das ideologias fascistas sobre o comportamento humano.

Já na terça, dia 3, às 20h, os dançarinos Jal Oliveira e José Marcos, do grupo alagoense Ozinformais, apresentam “Umbigo” no Teatro do CHC Santa Casa (Independência, 75). O espetáculo mergulha nas influências do Toré, prática sagrada dos povos indígenas, e na potência do Coco de Roda Alagoano, com destaque para o trupé, um sapateado singular que diferencia o Coco alagoano de outras variações pelo Brasil.

Outra atração que vem de longe, é “Fiandeiro de Tempos”. Um monólogo teatral sobre o modo de vida dos seringueiros, ribeirinhos, castanheiros, pescadores erezadores do Acre, estado grupo Coletivo Iluminar que se apresenta na quarta, dia 4, às 19h, no Zona Cultural (Alberto Bins, 900).

O espetáculo “Ao Vivo [Dentro da Cabeça de Alguém”, estrelado pela atriz Renata Sorrah, estará no Teatro Simões Lopes Neto (Riachuelo, 1089), na quarta e na quinta, às 20h. A criação com dramaturgia original e direção de Marcio Abreu, inspirada em “A Gaivota”, texto seminal do autor russo Anton Tchekhov, dá sequência à uma das linhas de pesquisa da Cia Brasileira de Teatro (PR), que reflete os tempos atuais a partir de diálogos inventivos com os clássicos.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 15 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio