26º Porto Verão Alegre: abre ponto de venda físico; veja atrações da primeira semana do festival
A 26ª edição do evento começa no dia 9 de janeiro e segue até 16 de fevereiro

publicidade
A partir do dia dia 9 de janeiro, tem início a 26ª edição do Porto Verão Alegre. Até o dia 16 de fevereiro, o público poderá aproveitar mais de 170 atrações, distribuídas em 325 sessões realizadas em 19 palcos gaúchos. O primeiro ponto de venda físico já está aberto: é no Barra Shopping Sul (av. Diário de Notícias, 300), no 2º andar, ao lado da Loja da Havaianas.
Nesta edição, participam dois novos locais para os espetáculos - o Centro de Eventos do BarraShoppingSul e o Espaço 373 -, além dos já conhecidos Bar do Nito, Bar Ocidente, Casa de Cultura Mario Quintana (com o Teatro Carlos Carvalho e o Teatro Bruno Kiefer), Casa de Espetáculos, CHC Santa Casa, Goethe-Institut, Instituto Ling (com o auditório e o salão de eventos), Sala Álvaro Moreyra, Teatro CIEE-RS Banrisul, Teatro Oficina Olga Reverbel, Teatro Unisinos, Theatro São Pedro, Zona Cultural e os teatros do Sesc em Porto Alegre e Canoas.
Somente na primeira semana de festival, haverá 16 atrações para aproveitar. Algumas delas conta com sessões com acessibilidade.
Na estreia, o público poderá escolher entre oito espetáculos:
Dia 9 de janeiro
- Infantil O Reino Infante, às 17h, no Teatro Carlos Carvalho;
- Show literomusical Benção Poetinha, com Rê Adegas, Pablo Trindade e Deborah Finocchiaro falando de amor e vida; através da obra de Vinícius de Moraes, às 19h30, no Goethe-Institut;
- Espetáculo de ilusionismo Imaginação, com o mágico Lucio Alves, às 19h30, no Teatro do Sesc Alberto Bins;
- Musical Ela Disse-me Assim, com as cantoras Andréa Cavalheiro, Denizeli Cardoso, Glau Barros, Loma Pereira e Paola Kirst homenageando Zilah Machado e Lourdes Rodrigues, com obra de autoria de Lupicínio Rodrigues, no Theatro São Pedro, às 20h;
- Comédia Humor à Milanesa, no Bar do Nito, com quatro atores e atrizes apresentando textos cômicos embalados por músicas de Adoniran Barbosa executadas ao vivo, às 20h
- Espetáculo NÓS Performance Teatral, com cerca de 80 artistas de diferentes linguagens e trajetórias no CHC Santa Casa, às 20h;
- Peça reflexiva Mesa Farta, do Grupo Pretagô, no Teatro Bruno Kiefer.
- Show Bossa Nossa, como o grupo formado por Nati Tar, Dinho Oliveira, Mateus Albornoz e Bruno Braga interpretando obras consagradas como Garota de Ipanema, às 21h, no Espaço 373.
Dia 10 de janeiro
Haverá duas novas atrações:
- Duca Leindecker apresentando a turnê Triângulo, às 20h, no palco do Theatro São Pedro, ao lado do filho Guilherme Leindecker, que assume o baixo, e do baterista Claudio Mattos;
- Mistura de musical com comédia de Aos Trancos e Barrancos, com Kiti Santos e Marisa Rotenberg dando vida a Rayanne e Rayssa, irmãs que são especialistas em sertanejo, brega e bop, fazendo uma sutil caricatura dos artistas sertanejos, com adição de timbres de estética popular e pitadas de rock às 21h, no Espaço 373.
- Novas sessões de O Reino Infante, Benção Poetinha, Imaginação, NÓS Performance Teatral e Mesa Farta, nos mesmos horários e locais de quinta.
O primeiro fim de semana de Porto Verão Alegre também será intenso:
Sábado, dia 11 de janeiro:
- Sessão de Benção Poetinha;
- Stand up Preta no Branco, com Rodrigo Kão e Nelly Coelho fazendo reflexões bem humoradas sobre temas como racismo, homofobia, feminicídio e machismo às 19h, no Teatro do Sesc Alberto Bins;
- Show de Nei Lisboa e banda, às 20h, no Theatro São Pedro, com sucessos dos 45 anos de estrada do cantor e compositor.
No domingo, dia 12:
- Infantil As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador, às 17h, no Teatro Carlos Carvalho;
- Espetáculo musical Ponte Flamenca, da Cia de Arte La Negra Ana Medeiros, às 20h e às 19h, no CHC Santa Casa;
- Nonsense teatral Comer, Matar e Morrer, dirigido por Patsy Cecato, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer.
- Comediante Nelly Coelho com o stand up Depois dessa, Yemanjá me afunda!, às 19h, no Teatro do Sesc Alberto Bins.
Os ingressos para todos os espetáculos do festival podem ser adquiridos no site portoveraoalegre.com.br, e, nos dias das apresentações, a partir de 1h antes do início das sessões, diretamente nas bilheterias dos locais. A partir do dia 23 de dezembro, o primeiro ponto de venda físico está em funcionamento. A partir de 02 de janeiro, o funcionamento no Barrashopping é de segunda até sábado das 10h às 22h/ domingos e feriados das 14h às 20h. Até o final do ano, os horários mudam.
Assim como nos últimos anos, o festival multicultural terá atrações para todos os gostos, abrangendo gêneros de comédia, comédia dramática, musical, infantil, drama, experimental, stand up, dança, espírita e ilusionismo, e diversas sessões serão acessíveis, com audiodescrição e tradução em Libras.
Nos 39 dias de evento, o público ainda poderá acompanhar 101 espetáculos que serão apresentados pela primeira vez dentro da grade do evento - sendo que 17 desses escolheram o festival para fazerem suas estreias absolutas. E haverá ainda os clássicos que já fazem parte da história do festival, como Bailei na Curva, Terapia de Casal, Goela Abaixo ou Por Que Tu Não Bebes?, Frida Kahlo, à Revolução!, Se Meu Ponto G Falasse, Guri de Uruguaiana e tantos outros.
Com a intenção de fomentar o mercado artístico gaúcho nesse período ainda de recuperação após a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul em maio, o projeto terá 95% da sua programação composta por artistas atuantes no Estado, além de oito montagens do circuito nacional.