3ª edição do Gramado in Concert inicia programação gratuita nesta sexta

3ª edição do Gramado in Concert inicia programação gratuita nesta sexta

Festival segue até 12 de fevereiro na Serra gaúcha

Correio do Povo

Durante dez dias, a música erudita toma conta de Gramado em uma programação intensa e diversificada

publicidade

A paisagem de Gramado é cinematográfica. As construções em arquitetura europeia e o clima serrano convidam para uma boa taça de vinho e música de qualidade. Por conta desse cenário, a cidade recebe pelo terceiro ano o Gramado in Concert, um evento que democartiza a música erudita devido a sua programação inteiramente gratuita. Desta sexta até 12 de fevereiro, este estilo servirá de trilha sonora da cidade com orquestras, bandas sinfônicas, grupos de câmara e solistas locais, nacionais e estrangeiras.

Sob a direção artística do trio Allan John Lino, Leandro Serafim e Linus Lerner, trazem música de alto nível para a Serra Gaúcha com atrações, Aas apresentações erguem palco em locais emblemáticos do município. Haverá performances na rua Coberta, na Praça das Etnias, na Igreja Matriz São Pedro, no Lago negro, na Capela São José Operário, no Hospital São Miguel, no Instituto Santíssima Trindade e na Casa de Repouso Vovó Doralina.

Foto: Rafael Cavalli / Divulgação 

O maestro Linus Lerner confirmou a presença do coreano Edwin So Kim em boa parte dos concertos agendados do festival, além da apresentação marcada para 11 de fevereiro, no Expogramado. "Temos uma coisa nova que é o nosso artista em residência que é violinista coreano Edwin So Kim, ele acabou de tocar comigo nos Estados Unidos e em Natal. É um artista excelente e vai tocar conosco em vários momentos", afirmou.

Segundo Lernes, o Gramado In Concert tem evoluído a cada edição. "A qualidade a cada ano cresce muito e nós estamos com cada vez melhores alunos. Com isso podemos fazer um repertório mais avantajado e mais desafioso também", afirmou. Além das novidades, o festival mantém atividades remanescentes dos anos anteriores, como oficinas para estudantes com renomados e experientes professores do Brasil e do mundo.

Lernes enxerga na cultura uma forma de transformar o cidadão e que a música tem este poder de elevar o nível das pessoas, principalmente entre os jovens. "Música é alimento para alma e o mundo hoje está desesperadamente numa sociedade que quer em arrumar o seu interior e ouvir coisas boas. Os jovens estão sedentos em coisas boas, e eles precisam e buscam isso", disse.

"Se a gente conseguir mudar a cabeça de uma pessoa, nós temos um mundo melhor. E a gente começa com jovens, estamos educando e os conduzindo os jovens nesta direção", comentou sobre alunos que farão uma imersão a partir de aulas e master classes ministradas por músicos brasileiros e estrangeiros de países como Inglaterra, Estados Unidos e Coreia do Sul.

Foto: Rafael Cavalli / Divulgação

Programação

Durante dez dias, a música erudita toma conta de Gramado em uma programação intensa e diversificada. Ao todo, serão 41 espetáculos. Um dos destaques é a Orquestra Juvenil do Sodre, do Uruguai, que, com a presença de mais de 50 músicos, realiza duas apresentações: dia 8 de fevereiro, às 20h, no Expogramado, e dia 12 de fevereiro, às 11h, na Rua Coberta, encerrando a programação. Para conferir a agenda do festival, basta acessar o site do Gramado In Concert. 

O violista norte-americano Brett Deubner vem novamente à Serra como solista e professor, além de realizar uma nova master class aberta ao público no hotel Master Premium. A programação ainda traz grandes óperas como “A Força do Destino”, de Giuseppe Verdi.

A programação também inclui um concurso de música erudita. O vencedor ganha um prêmio em dinheiro de R$ 5 mil e o troféu Cosmos, idealizado pela artista plástica Débora Irion. Além disso, viaja a Gramado com as despesas pagas para acompanhar a execução de sua obra, sob regência de Lerner, no dia 11 de fevereiro, às 19h, no Expogramado. Em 2017, o vencedor é o gaúcho Daniel Lumertz, de 21 anos, estudante do quinto semestre de música na UFRGS.

Sua composição “Volátil”, que homenageia a diversidade e a inconstância das grandes cidades, conquistou a comissão avaliadora do evento formada pelos brasileiros Linus Lerner, Fernando Lewis de Mattos e Fernando Deddos, pelos norte-americanos Richard White e Michael Kiefer, e pelo francês Yves Bouillot, todos eles maestros e ou compositores com reconhecimento em suas áreas de atuação.

Para o Secretário de Turismo de Gramado, Edson Néspolo, o festiva cresceu em abrangência e tem tudo para se constituir como um dos importantes eventos de Gramado. "Ressalto a importância do aspecto pedagógico, pois ele oportuniza aos alunos formação musical da mais alta qualidade, com professores de nível internacional, além de propiciar à comunidade em geral e aos turistas dez dias de encantamento por meio de música erudita e popular com larga programação", avaliou

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895