“3ª edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados” está com inscrições abertas para a primeira oficina

“3ª edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados” está com inscrições abertas para a primeira oficina

O objetivo é fomentar redes de artistas negros da indústria cultural local

Correio do Povo

Palestras e oficinas compõem a programação do Festival Porongos – Concertos Descentralizados

publicidade

As inscrições para a primeira oficina do projeto “3ª edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados” já estão abertas e são gratuitas. A atividade irá ocorrer no dia 20 de setembro, sábado, das 10h às 17h, na Associação de Moradores da Cefer 2 – AMC2, Bairro Cefer 2, em Porto Alegre. Intitulada “A Força da Mulher Periférica”, a capacitação terá a condução da artista e socióloga Nina Fola (Coletivo Atinuké) e da multiartista Mayura Matos.

Iniciativa criada em 2018 por jovens empreendedores gaúchos para impulsionar a cultura negra no Sul do Brasil, o Festival Porongos chega a sua terceira edição, amplificando sua atuação junto às comunidades periféricas de Porto Alegre. Com o objetivo de fomentar redes de artistas negros da indústria cultural local e democratizar o acesso às artes e à cultura, o projeto intitulado “3ª edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados” engloba a realização do Festival de Música Negra, que irá ocorrer no dia 20 de novembro, e uma série de atividades formativas, que irão beneficiar, especialmente, moradores da Zona Leste de Porto Alegre, a partir deste mês. A realização do projeto conta com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, Lei Paulo Gustavo.

A oficina

Entre poesias, crônicas e textos de mulheres racializadas e periféricas, permeadas por músicas do cancioneiro popular, a socióloga e cantora Nina Fola e a produtora Mayura Matos irão oportunizar o olhar particular e interno num espaço seguro constituído entre mulheres. O objetivo da oficina “A Força da Mulher Periférica” é acolher mulheres periféricas, trabalhadoras, que estão distantes dos espaços de autocuidado, proporcionando-lhes momentos de escuta e fala sobre questões cotidianas. Segundo as ministrantes, o que importa nesta proposta, que irá envolver técnicas de movimentos, sons e falas - ferramentas poéticas e artísticas sobre o cotidiano - é a oportunidade de reflexão, acolhimento, cuidado e fortalecimento de e entre mulheres.

“As atividades formativas cumprem um papel estratégico na estrutura do Festival Porongos, na medida em que aproximam a audiência de conteúdos relevantes no âmbito da Cultura e da Economia Criativa, ao mesmo tempo em que direcionam vocações e definem trajetórias”, destaca Thaise Machado, um das idealizadoras e coordenadora do projeto. Este é o caso das jovens agentes culturais, Mayura Matos e Pablita, que, em 2021, fizeram parte da Aceleradora Cultural Lanceiros Negros (um espaço de acolhimento e capacitação de 20 agentes culturais negros e lgbtqiap+, por meio de edital), e, atualmente, integram a equipe do Festival como contratadas.

SERVIÇO:

O Quê: “A Força da Mulher Periférica”. Capacitação conduzida pela artista e socióloga Nina Fola (Coletivo Atinuké) e da multiartista Mayura Matos, atividade integrante da “3ª edição Festival Porongos – Concertos Descentralizados”.

Quando: Dia 20 de setembro de 2024, sábado, das 10h às 17h.

Onde: Associação de Moradores da Cefer 2 – AMC2, Bairro Cefer 2. Rua 1, 182, Jardim Carvalho, Porto Alegre.

Quanto: Gratuito

Recomendação etária: acima de 18 anos

Link para formulário de inscrição.

Veja Também


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 11 de setembro de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895