Arte & Agenda

7˚ Festival Kino Beat chega à 7ª edição em formato híbrido

Abertura será neste domingo, nos jardins do Museu Joaquim Felizardo, em sua primeira atividade após ter fechado na pandemia. Serão exibidos audiovisuais de artistas convidados.

Artista Carina Levitan apresentará em forma de performance o seu filme sonoro
Artista Carina Levitan apresentará em forma de performance o seu filme sonoro Foto : Eneida Serrano

O 7º Festival Kino Beat, que ocorre deste domingo até 30 de novembro em formato híbrido, apresenta como tema “Histórias de Outros Reinos”. Serão mais de 30 atividades, entre oficinas, falas, curso, congresso, Cine Jardim, performances, instalações e exposição, que contam com 21 artistas e 14 pesquisadores, pensadores e ativistas. As obras serão exibidas online, nos canais digitais do evento e presenciais, em cinco pontos de Porto Alegre e também em Alvorada.  

A abertura, neste dia 14, ocorre nos jardins do Museu Joaquim Felizardo (João Alfredo, 582), na Cidade Baixa, que reabre após ficar fechado em virtude da pandemia. A partir das 18h o evento ao ar livre fará projeção e pré-estreia das 18 obras audiovisuais de 12 artistas convidados. As obras serão lançadas ao longo do festival pelo site do projeto, através do canal de Youtube, ficando disponíveis para acesso por tempo indeterminado.  Um dos vídeos projetados será acompanhado de trilha ao vivo pelo guitarrista e produtor Carlos Ferreira, fazendo improvisações sobre as imagens. A artista Carina Levitan apresentará em forma de performance o seu filme sonoro e o artista Marcelo Armani também apresentará em forma de performance sonora, as gravações de campo que dão vida às duas peças criadas para o festival. E o conto que inspirou a criação do festival abrirá o evento, com sua versão em áudio. O acesso é gratuito, com limitação de 300 pessoas e apresentação de carteira de vacinação. 

O projeto curatorial do festival tem referencia um conto de 1974 de Ursula K. Le Guin, “A Autora das Sementes de Acácia e Outras Passagens da Revista da Associação de Therolinguística”. Por meio da ficção, a escritora nos apresenta uma nova e revolucionária ciência que estuda a linguagem e a poética dos animais: a Therolinguística. O conteúdo foi transformado em podcast, conferido no link https://www.youtube.com/watch?v=Not6Uv-fZsA. Outras informações e a programação completa estão no site www.kinobeat.com.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 22 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio