O 9° Festival Kino Beat ocorre a partir de hoje em Porto Alegre até março de 2025, com 15 eventos em 14 espaços, com exposições, performances, residência artística, festa de rua, apresentações musicais, feira gráfica, intervenção urbana, mostra de filmes e oficinas, com entrada franca. O festival celebra 15 anos de existência, resgatando propostas e formatos.
Conforme o criador e curador Gabriel Cevallos, ao longo do tempo, a marca foi se transformando com eventos como Mostra Kino Beat de filmes (2009-2011), Kino Beat ao Vivo (2012-2013), Festival Kino Beat (2014).
A primeira atividade ocorre na Casa Musgo (Venâncio Aires, 860), hoje, às 20h, com a mostra "MIJUNH MÁG FI", com fotografias de Aruna Cruz performadas por Geórgia Macedo e Iracema Gah Teh nas margens de Goj Bag, o Rio Guaíba, e escultura de cipó criada por Vera Kaingang. Geórgia e Iracema apresentam performance, na qual a bailarina é conduzida por histórias e cantos em Kaingang, com intervenção sonora de Thiago Ramil e iluminação de Kalisy Cabeda.
Acelerador e impulsionador de espaços e iniciativas da cidade
Nesta edição, além de promover atividades diversas, o Kino Beat se propõe a fomentar espaços e iniciativas na cidade. A MAPC - Micro Aceleradora de Partículas Criativas se apropria da nomeação dos dispositivos da física, que trabalham com partículas subatômicas para desvendar os mistérios do universo. No contexto do festival, a MAPC busca acelerar ou desencadear a energia criativa de projetos, espaços e profissionais culturais.
Os selecionados integram a programação do Kino Beat, com autonomia para dar continuidade em pesquisas ou desenvolver novas ações, através de comissionamento parcial ou total das propostas. “O festival busca com essa iniciativa, fomentar a rede da qual também faz parte, e que necessita de maior fomento para a sua manutenção e desenvolvimento”, declara Cevallos.
O festival selecionou para integrar o programa os espaços Casa Baka, Casa Surdina e Galeria Gazzebo e Coletivo Plano. “A alegria por sua longevidade vem acompanhada por um sentimento de compromisso, em continuar movimentando um recorte na cidade, para que se potencialize em conjunto, as capacidades de artistas, coletivos e espaços independentes, de completarem as suas décadas em atividade. O compromisso de existir em/e coexistir com Porto Alegre, passa pelo alargamento das redes que compõem o seu fluxo artístico, o que será um dos focos da 9ª edição do festival”.
Programação - 9º Festival Kino Beat
OUTUBRO
Exposição MIJUNH MÁG
15 de outubro a 3 de novembro
Abertura 15 de outubro às 20h, com performance de Georgia Macedo e Iracema Gah Teh com intervenção sonnora de Thiago Ramil e iluminação de Kalisy Cabeda
Exposição:
Performance fotográfica: Iracema Gah Teh e Geórgia Macedo
Fotografias: Aruna Cruz
Serpente de cipó: Vera Kaingang
Artesão: Kia Kaingang
- Casa Musgo
Av. Venâncio Aires, 860, Porto Alegre
Visitação:
Ter. a Sex. das 14h às 18h
Sab. e Dom. das 10h às 18h
- Casa Baka - CLAC II (Circuito de Arte Contemporânea na América Latina)
programa Micro Aceleradora de Partículas Criativas (MAPC)
Exposição: O outro imaginário
24 de outubro a 6 de dezembro
Abertura: 24 de outubro às 19h
Rua da República, 139, Porto Alegre
Visitação: sextas, das 14h às 18h.
Outros horários por agendamento, via DM da Casa Baka
2ª Residência Formigueiro (residência)
28 outubro até 28 novembro
- Instituto Remanso
APPH (oficinas na Residência Formigueiro)
29 de outubro e 03 de novembro
Instituto Remanso (Rua Santo Antônio, 366, Independência, Porto Alegre)
29/10 - 16h
03/11 - 14h
Instalação Pulsar de Dimitri Lima e Gabriel Castro
De 31 de outubro a 31 de janeiro de 2025
- Instituto Ling
Rua João Caetano, 440, Bairro Três Figueiras, Porto Alegre
Visitação:
Segunda a sábado, das 10h30 às 20h
NOVEMBRO
- Casa Surdina (feira gráfica e shows)
Programa MAPC
2 de novembro, das 13h às 20h
Rua Cel. Fernando Machado, 707, Centro, Porto Alegre
Picnic de um Jardim Suspenso (apresentações musicais e performance)
9 de novembro
- Museu Joaquim Felizardo
OEC - Observatório Estético do Clima (Exposição) - Coletivo Animal Autotune (Mario Arruda e Filipi Filippo)
14 de novembro a 21 de dezembro
Abertura 14 de novembro, às 19h
- Espaço Força & Luz
Rua dos Andradas, 1223, Centro, Porto Alegre
Visitação:
Segunda a sexta-feira: 10h às 19h
Sábado: 11h às 18h
Mostra Kino Beat de Filmes relacionados à música
De 15 a 22 de novembro (abertura e encerramento com DJs)
- Cinemateca Capitólio
Beirada (Marcela Futuro e Tiago Gasperin) (Dia do Guaíba - intervenção urbana parte da residência Formigueiro)
24 de novembro
Horário e local a definir
Exposição Residência Formigueiro
28 de novembro a 02 de março
- Galeria Augusto Meyer (CCMQ)
DEZEMBRO
Banquete - Gazzebo (exposição/intervenção/performance) - parte do programa MAPC
6 de dezembro
- Casa de Cultura Mario Quintana
Enxame de Felix Blume (instalação sonora)
12 dezembro a 2 de março
- Sala Radamés Gnatalli (5º andar CCMQ)
Plano Beat (festa de rua com o coletivo Plano) - parte do programa MAPC
14 de dezembro
Espaço público a definir