A ópera “I Pagliacci” abre o 12ª Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas

A ópera “I Pagliacci” abre o 12ª Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas

Com a Companhia de Ópera do RS e o Grupo Tholl, a apresentação será no dia 18 de janeiro no Theatro Guarany

Correio do Povo

A montagem de 'I Pagliacci' reúne a Companhia de Ópera do RS, Grupo Tholl e coro por conta da Sociedade Música Pela Música de Pelotas

publicidade

Realização conjunta de duas grandes instituições artísticas do Estado - a Companhia de Ópera do RS (CORS) e o Grupo Tholl – com o coro por conta da Sociedade Música Pela Música de Pelotas (SMPM), a montagem de “I Pagliacci” será atração do 12ª Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, no dia 18 de janeiro, no Theatro Guarany, às 20h30.

Dividida em dois atos, “I Pagliacci" narra a história de uma trupe circense que vive relações abusivas, em diferentes níveis, fora do picadeiro. O celebrado trabalho de Leoncavallo é adaptado ao tempo presente e contado através dos solistas da CORS e de artistas do Tholl, que inspiraram a concepção estética da montagem. O grupo pelotense, assim, também é homenageado pelo trabalho, que referencia alguns de seus espetáculos mais marcantes, como "Cirquin".

A releitura da ópera do italiano Ruggero Leoncavallo estreou no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, em junho de 2023, com sucesso de público.

Festival Internacional Sesc de Música

Com realização entre os dias 15 e 26 de janeiro, a ópera é uma das mais de 60 atrações gratuitas que serão promovidas ao longo do Festival Internacional Sesc de Música, um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina. As apresentações acontecem em diversos locais de Pelotas, como o Largo do Mercado Público, a Praia do Laranjal, o Clube Caixeiral e o Conservatório de Música da UFPel, além de, através do projeto Festival na Comunidade, espaços públicos como hospitais, catedrais e igrejas.A programação completa está disponível no site Sesc/Festival.

Confira com retirar ingressos para ópera e outras atrações

Espetáculos que acontecerão no Guarany, como a ópera “I Pagliacci”, demandam a retirada de ingressos, que estarão disponíveis no portal a partir de 9 de janeiro. A retirada também poderá ser feita no Theatro entre os dias 9 e 12 de janeiro para os espetáculos dos dias 15, 16, 17 e 18 e entre os dias 15 e 19 de janeiro para os espetáculos dos dias 21, 22, 23, 24 e 25. O horário de funcionamento da bilheteria é das 9h às 12h e das 13h30 às 18h. Quem não conseguir buscar com antecedência, pode tentar diariamente, às 18h, antes de cada concerto na entrada do Theatro, onde haverá um número limitado de ingressos à disposição.

Festival recebe centenas de alunos bolsistas

Além do eixo de apresentações artísticas, o Festival também recebe centenas de alunos bolsistas, de diferentes partes do País, para se especializarem em música com grandes nomes da área. Serão 46 professores de 13 nacionalidades - Brasil, Polônia, Romênia, Chile, Portugal, Itália, Alemanha, Bulgária, Rússia, Bielorússia, França, Japão e Estados Unidos. - à frente de cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, harpa, flauta, oboé (corne-inglês), clarinete, fagote, trompa, trompete, trombone tenor, trombone baixo, tuba, saxofone, eufônio, percussão, canto lírico, piano, composição e choro (violão, sopros, acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho), além das aulas para o núcleo social.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895