A 13ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre: artistas e tema

A 13ª Bienal do Mercosul em Porto Alegre: artistas e tema

Com realização de 15 de setembro a 20 de novembro, a Bienal contará com 93 artistas de 20 países

Luciana Vicente

Carmen Ferrão, presidente da 13ª Bienal do Mercosul, e o curador-geral Marcello Dantas anunciaram a temática e o nome dos artistas da Bienal de 2022

publicidade

A 13ª edição da Bienal do Mercosul será realizada de 15 de setembro a 20 de novembro, com a participação de 93 artistas de 20 países, em diferentes espaços culturais de Porto Alegre. Com o nome “Trauma, Sonho e Fuga”, a proposta do evento é tratar dos traumas – individuais e coletivos – e entender os sonhos como um estratagema para a fuga.

O curador-geral Marcello Dantas diz que esta edição nasceu do desejo muito profundo de criar uma situação presencial forte entre as pessoas. “A arte como algo que pudesse ser vivido fisicamente, com a participação do público e dos vetores que estão ligados à exposição”. Para ele, a Bienal não é sobre a pandemia, mas sobre como a sequência de experiências de impacto global afetam o indivíduo. “Como um evento do outro lado do mundo pode afetar meu sonho, minha estratégia de vida, algo que me aconteceu, e eu não sei como falar a respeito”, reflete.

Entre as ações para traduzir a proposta da Bienal é o mapeado de poéticas que usam a arte para tratar do indizível. Para Dantas, as pessoas precisam encontrar um caminho e uma forma de tornar tangível um sentimento a partir de uma sequência de experiências vividas e que não estão limitadas à pandemia. O impacto disso é algo latente no mundo e como isso aparece nos sonhos, no inconsciente, interessa e é tema desta Bienal.

Dantas adianta que esta Bienal terá um alcance geográfico muito grande na cidade: “É uma Bienal que você não consegue ver em um dia. Mesmo porque as obras são de base temporal e exigem um tempo de vivência com elas”, pontua. Os espaços expositivos são Margs, Memorial do RS, Farol Santander, Fundação Iberê Camargo, Usina do Gasômetro interligada aos Armazéns do Cais do Porto, Casa de Cultura Mario Quintana, Instituto Ling e Instituto Caldeira. Além disso, a edição criará um percurso de Arte Urbana na região central da cidade, com obras de reconhecidos artistas brasileiros.

A presidente da 13ª Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão, salienta que a arte mostrará toda a sua capacidade transformadora neste ano de retomada, após dois anos de pandemia..

Artistas em destaque: 

Marina Abramovic

Uma das mais importantes artistas da arte performática, a sérvia integra a seleção da 13ª Bienal do Mercosul com a obra Seven Deaths, exposta no Margs, que recria em vídeo cenas de mortes da soprano greco-americana Maria Callas

Lygia Clark

Da arte-terapeuta de Lygia Clark (1920-1988) serão compartilhados pela primeira vez trechos do diário clínico de Lygia enquanto arteterapeuta.  

Jaume Plensa

Vencedor do Prêmio Velázquez de Artes em 2013, o catalão é um dos escultores contemporâneos de maior relevância e terá mostra individual na Fundação Iberê Camargo. Com obra inédita, a exposição reúne criações autorais de Plensa, todas baseadas na dimensão do homem e em sua relação com o meio ambiente. 

Rafael Lozaano-Hemmer

O mexicano-canadense participa com cinco obras interativas criadas a partir de seus conhecimentos como cientista físico-químico. 

Tino Sehgal

O britânico radicado em Berlim traz para essa edição This Element, que ocorrerá em diferentes espaços expositivos da Bienal. 

Pedro Reyes

Reyes apresentará a sua Enciclopedia dos Sonhos, uma coleção em processo com audios enviados e transformados em vídeos. 

Lista completa de participantes:

Adrianna Eu
Alejandra Dorado
Antonio Henrique Amaral
Antonio Tarsis
Bruno Borne 
Camila Sposati
Carlos Nader
Carlos Zerpa
Cesar & Lois 
Craca
Daniel Lie
Daniel Monroy Cuervas
Daniel Senise
Daniel Steegmann Mangrané
David Manzur
Denise Milan
Dora Smék
Elias Maroso 
Ênio Pinalli
Esfincter
Estela Sokol 
Evgen Bavcar
Fayga Ostrower
Felippe Moraes
Fernando Baril
Fernando Sicco 
Francisco Stockinger
Franco Callegari 
Gabriel de la Mora
Gabriela Mureb 
Garrett Bradley
Gastão Hofstetter
Gisela Waetge
Gustavo Prado
Guto Nóbrega 
Héctor Zamora
Iole de Freitas
Ivan Caceres 
Janaína de Barros
Janaina de Mello
Jaume Plensa
Juliana Góngora 
Julius Von Bismarck
Karin Lambrecht
Karola Braga 
Leandra E. Santo 
Leandro Lima 
Leonardo Drew 
Leticia Monte, Ana Vitória e Carolyna Aguiar
Lia Menna Barreto
Lídia Lisbôa 
Liuska Astete
Lucas de Sordi 
Lucas Dupin
Luísa Mota 
Luiz Roque
Luzia Simons 
Lygia Clark 
Mara Weinreb
Marilá Dardot 
Marina Abramovic 
Martin Soto Climent 
Mazenett Quiroga 
Milton Kurtz
Nati Canto 
Nico Vascellari 
Nídia Aranha 
Noélia de Paula
Panmela Castro 
Pedro Carneiro 
Pedro Reyes 
Pierre Fonseca 
Poema Mühlenberg 
Rabih Mroué 
Rafael Lozano-Hemmer 
Raphael Escobar 
Sebástian Calfuqueo
Silêncio Coletivo - Jaime Lauriano e Igor Vidor
Tino Sehgal 
Túlio Pinto 
Tunga
Vera Chaves Barcellos
Vitor Mizael 
Vivian Cacuri
Zé Bento 
Walid Raad 
Yeddo Titze

 


 


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895