A espera acabou. A partir desta quinta-feira, 31 de outubro, inicia a 18ª edição do Festival Palco Giratório Sesc em Porto Alegre. Tradicionalmente realizado em maio, a iniciativa marca a retomada dos grandes eventos culturais na Capital após as enchentes, com teatro, dança, música e circo em nove teatros e centros culturais, parques e praças da cidade, além de sessões em Canoas e Gravataí.
Ao todo, serão 40 espetáculos, 28 deles gaúchos, e 13 ações afirmativas, com mais de 350 pessoas envolvidas, que incluem ainda oficinas e intercâmbio entre artistas para debates temáticas da área, incluindo o 5° Seminário Palco Giratório.
A primeira atividade da programação é simbólica, na emblemática Travessa dos Cataventos, localizada na Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), será realizado o espetáculo gaúcho “Na Trilha das Andarilhas”, do Núcleo de Teatro de Animação, NuTA, nesta quinta-feira, às 17h. Já a abertura oficial da edição ocorre às 19h, no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665), com a escola de samba Bambas da Orgia.
Entre os trabalhos desenvolvidos no RS, está “Onde está Cassandra?”, que narra a trajetória de Cassandra Calabouço, e a estreia no Brasil de “Idade é um sentimento”, trabalho dirigido pela porto-alegrense Camila Bauer, com texto da autora canadense Haley Mcgee.
De fora do estado, destacam-se o espetáculo “Leci Brandão: na palma da mão”, em homenagem à cantora, atriz e compositora carioca, e o show de Sandra Sá. A programação conta, ainda, com espetáculos circenses, como “O Circo Fubanguinho”, da Trupe Lona Preta (SP), e infantis, como “Quatro Luas”, do Bando Coletivo de Teatro (PE), entre outros.
Neste ano, o Circuito Palco Giratório leva espetáculos, também, para a Região Metropolitana no Teatro do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241), no Teatro do Sesc Canoas (Guilherme Schell, 5340) e no Parque Capão do Corvo, também em Canoas.
Ingressos pelo sesc-rs.com.br/palcogiratorio e nos locais, havendo disponibilidade.