A terceira edição da Semana do Horror – programação temática realizada à época do Dia das Bruxas – será promovida desta sexta-feira, dia 24 de outubro, até 2 de novembro, por diversos espaços da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736), Centro Histórico de Porto Alegre. As atividades incluem instalações educativas, contações de histórias, sessão de filme, espetáculo drag, debates e lançamentos literários. A participação é gratuita, com exceção da programação de cinema.
A programação será aberta nesta sexta, 24, no Jardim Lutzenberger, com a instalação educativa “Narrativas do Sul”. Em cartaz até 2 de novembro, a atração propõe reflexão sobre lendas urbanas, cosmovisões indígenas e folclore, por meio de máscaras em papel machê inspiradas em personagens como o Negrinho do Pastoreio e a Salamanca do Jarau.
Na noite de hoje, às 19h30min, a Cinemateca Paulo Amorim exibe o filme “Halloween: a noite do terror” (1978), de John Carpenter – obra que consolidou o terror slasher ao acompanhar Michael Myers, assassino mascarado que retorna à sua cidade natal para perseguir jovens, simbolizando o mal puro e inexplicável que ameaça a aparente segurança suburbana. A sessão terá bate-papo com o crítico de cinema e pesquisador Waldemar Dalenogare.
A conversa “O que os monstros dizem de nós?” ocorre também hoje, às 19h30min, no Auditório Luís Cosme (4° andar) como convite para refletir sobre os medos que atravessam a cultura. Conduzida pelo doutor em História, Odir Fontoura, a aula propõe uma retrospectiva interdisciplinar da história do terror: dos vampiros aos fantasmas, passando por zumbis e demônios, para investigar o que essas figuras clássicas revelam sobre angústias, fantasias e trajetórias.
A programação segue no sábado, 25, das 15h às 16h, quando a Biblioteca Lucília Minssen receberá bruxinhos e bruxinhas para contação de histórias com a intérprete Jane Michels. Com histórias da série de livros “A Bruxa Filó”.
No dia 30, o músico e pesquisador Hernandez André Neto ocupa a Sala Sérgio Napp 2 com a conversa “Lendas do Centro e além”, das 19h30min às 21h, revisitando histórias sombrias do Centro Histórico, incluindo casos como Estrychnina, Maria Degolada e tragédia da Rua da Praia.
No dia 31, o das Bruxas, às 20h, o Palco Lory F. recebe o espetáculo “Halloween Queens”, com Rebeca Rebu, Katrina Addams, Ayö e Jonas Vidal em performance que celebra o horror, o humor e a arte. Com referências da cultura pop de terror, o público será levado a sustos, risadas e surpresas. Na mesma noite, às 21h30min, haverá uma visita guiada, “Mediação Especial: Terror Gaúcho”, que percorrerá a CCMQ compartilhando lendas urbanas, e folclores regionais.
A Biblioteca Lucília Minssen recebe, em 1° de novembro, outro momento de contação de histórias infantis, das 15h às 16h, com interpretação da escritora Helô Bacichette do livro “A Bruxa Zambuzada”. Às 16h, na Sala Sérgio Napp 2, ocorre o sarau de lançamento e autógrafos do livro “Tu, Frankenstein: Nova Era”. Encerrando a programação, o espetáculo “Noites de Wallowing” será apresentado na recepção da Ala Leste, das 17h às 18h.