A artista Dessa Ferreira lança projeto musical

A artista Dessa Ferreira lança projeto musical

O trabalho foi selecionado pelo edital Natura Musical

Correio do Povo

Dessa Ferreira reivindica o protagonismo negro e indígena na música e na cultura

publicidade

Nesta segunda-feira, ocorre o lançamento digital do projeto "Dessa Ferreira - Música Afro-Indígena Contemporânea", que disponibilizará conteúdos exclusivos nos canais de comunicação oficiais da artista. O público encontrará nas redes sociais informações sobre o projeto, sobre a trajetória da artista brasiliense, radicada em Porto Alegre, além de uma playlist inédita, disponível no Spotify,  contendo mais de 150 músicas de artistas negros, indígenas, destacando a musicalidade feita em território nacional, além de referências  internacionais. 

O trabalho de Dessa Ferreira fala sobre protagonismo negro e indígena na música e na cultura e se propõe a pensar essas duas raízes como base da formação cultural brasileira, que, devido à colonização, foi e segue sendo apagada, desvalorizada e invisibilizada. Sua produção também fala sobre racismo e etnocídio, sobre o apagamento das referências indígenas e negras na história da sua família, que também se reflete na história de muitas pessoas no Brasil. 

"Dessa Ferreira - Música Afro-Indígena Contemporânea foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Cristal, Ianaê Régia, Laddy Dee e Goj tej e goj ror - As Águas São Nossas Irmãs, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 45 projetos até 2021, como Filipe Catto, Tem Preto no Sul, Borguetti e Yamandu, Zudizilla, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil. 

“Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas, bandas e projetos de fomento à cena capazes de amplificar debates como a diversidade, a sustentabilidade e o impacto positivo na sociedade”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

O projeto consiste na produção de três videoclipes das faixas do álbum "Pulso", primeiro trabalho autoral solo da artista brasiliense. Os videoclipes serão lançados mensalmente, a partir de março próximo, em todas as plataformas digitais. Integra a iniciativa cultural, a realização de três eventos híbridos de lançamento e três podcasts com convidades especiais. 

Sobre Natura Musical 

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 184 milhões no patrocínio de mais de 560 projetos - entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2021, o edital do Natura Musical selecionou 33 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 280 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de shows, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 29 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895