Arte & Agenda

A Casa da Ospa recebe artistas internacionais em concerto na sexta-feira

A maestrina alemã Maria Benyumova e a solista italiana Anna Serova são as convidadas nesta sexta-feira; e, no domingo, um outro recital será atração

A violista italiana Anna Serova se apresenta com a Ospa
A violista italiana Anna Serova se apresenta com a Ospa Foto : Annalisa Flori / Divulgação / CP

A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre tem mais programação intensa neste final de semana. Nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 20h, duas convidadas de renome internacional brilham no palco da Sala Sinfônica: a violista italiana Anna Serova e a maestrina alemã Maria Benyumova. No domingo, 20 de outubro, às 18h, músicos de cordas da OSPA se unem à pianista Olinda Allessandrini no grupo Luminescência, que executa a obra conhecida como "A Truta", de Franz Schubert. Mais detalhes sobre os dois eventos abaixo.

Sobre o concerto Walton, Bizet & De Falla

Três consagrados compositores da Inglaterra, França e Espanha se encontram no programa do concerto Walton, Bizet & De Falla, que a OSPA apresenta nesta sexta-feira (18/10). Em sua estreia no Brasil, a maestrina alemã Maria Benyumova está encarregada de reger a Orquestra e a solista Anna Serova, que volta a tocar com a Ospa após 8 anos.

Com CDs lançados por gravadoras como Decca, Naxos e Brilliant Classics, Serova é uma violista premiada internacionalmente e professora de viola no Conservatório “E. R. Duni” (Matera) e na Academia Perosi (Biella), na Itália. Anna tocará os solos do Concerto para Viola e Orquestra, uma das obras mais elogiadas do compositor inglês William Walton (1902-1983), que viveu seus últimos 35 anos na Itália. Muito familiarizada com a obra do compositor, Serova é convidada frequente da temporada de concertos da Fundação Walton, em Nápoles. “Fui a primeira musicista a interpretar o Concerto para Viola na casa onde Walton viveu”, conta a violista.

Em sua primeira visita ao Brasil, a maestrina alemã nascida na Rússia Maria Benyumova vem se destacando como convidada à frente de diversas orquestras alemãs, além de ter sido selecionada no Dallas Opera Hart Institute for Women Conductors 2023-24 e no Britten Pears Young Artist 2023-24, além de ter sido apoiada pela Bolsa de Regência Carlos Miguel Prieto 2022-23 e pelo programa de mentoria TAKI-Alsop Fellowship.

Logo depois de conduzir a Ospa pela obra de Walton, Benyumova comanda a interpretação da célebre suíte “El Sombrero de Tres Picos”, do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946). Considerada uma obra-prima, foi estreada em Londres como um ballet produzido pelo famoso Serguei Diáguilev, com figurinos do artista Pablo Picasso. Baseada em uma história que se passa na Andaluzia, a obra é permeada pelo folclore e os ritmos da região espanhola.

O concerto da Ospa será encerrado com a suíte “L’Arlésienne nº 2”, obra póstuma do compositor francês Georges Bizet (1838-1875). A obra, inspirada pelo livro homônimo de Alphonse Daudet (1840–1897), traz à tona a tragédia de um camponês que se apaixona por uma moça da província francesa de Arles. No movimento final, Farandole, é possível ouvir a melodia de uma dança folclórica provençal.

Para o concerto de sexta-feira, é preciso comprar ingressos. Informações pelo site no Sympla.

O recital de domingo tem entrada franca.

Recital Luminescência

A segunda edição da Série Música de Câmara em outubro é dedicada a uma das mais belas obras de Franz Schubert: “Quinteto em Lá Maior, D. 667, ‘A Truta’”. A apresentação fica a cargo do grupo Luminescência, formado pela pianista Olinda Allessandrini e quatro músicos do naipe de cordas da Ospa: Brigitta Calloni (violino), João Senna (viola), Martina Ströher (violoncelo) e Luciano Dal Molin (contrabaixo). Conhecida como “A Truta”, a obra do programa é inspirada por uma canção homônima de Schubert, que foi inovadora na época tanto por sua formação quanto pelo número de movimentos (cinco). “Inusitado e original, o quinteto foi concluído e estreado em 1819, e inspirou outros compositores a escreverem para a mesma formação”, explica Olinda Allessandrini.

Com entrada franca, o recital ocorre no domingo (20/10), às 18h, na Sala de Recitais da Casa da Ospa.

SERVIÇO:

Concerto da Série Casa da OSPA – Walton, Bizet & De Falla

SEXTA-FEIRA, 18 DE OUTUBRO DE 2024

Início do concerto: às 20h. Palestra Notas de Concerto: às 19h, com Francisco Marshall.

Onde: Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Ingressos: sympla.com.br/casadaospa ou na Casa da Ospa no dia do concerto, das 15h às 20h.

Transmissão ao vivo: às 19h (Notas de Concerto) e às 20h (concerto) no canal da OSPA no YouTube.

Recital da Série Música De Câmara – Luminescência

DOMINGO, 20 DE OUTUBRO DE 2024, ÀS 18H

Onde: Sala de Recitais do Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).

Entrada franca.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 15 de junho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio