Arte & Agenda

A dança que investiga as masculinidades

Espetáculo de dança pelotense “Cães” retorna a Porto Alegre com novo elenco para apresentação hoje no Teatro Oficina Olga Reverbel

Cia Outro Dances apresenta ‘Cães’ com elenco renovado nesta quarta
Cia Outro Dances apresenta ‘Cães’ com elenco renovado nesta quarta Foto : Valder Valeirão

O espetáculo de dança pelotense “Cães” retorna a Porto Alegre com novo elenco para apresentação nesta quarta-feira, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher do Theatro São Pedro (praça Mal. Deodoro, s/n° — Centro Histórico de Porto Alegre). A montagem da Outro Dances foi selecionada pelo edital Atos e Cenas do RS. Ingressos aqui.

Dirigida por Alexandra Dias, a produção investiga as masculinidades, criando uma experiência de movimento e conexão. A matilha dança selvagerias num ritual de afeto e reinvenção. Juntos, os corpos dançantes celebram uma nova anatomia humano-canina em constante transformação. Essa fase do trabalho traz um elenco renovado e diverso: Beeba Manicongo, Gabriel Castilhos, Ítalo Ribeiro, Linfout, Manoel Timbaí e Moracos. A equipe reúne artistas de São Carlos (SP), Remanso (Bahia), Caxias do Sul (RS), Encruzilhada do Sul (RS) e até mesmo do Senegal, na África. “Para mim, essa é uma versão em que o elenco é muito mais protagonista. São artistas jovens e o processo de trabalho fez a gente ver como ainda há muito o que avançar quando pensamos e dançamos masculinidades. Isso me fez ver que a concepção anterior do espetáculo estava ficando para trás. Foi o novo elenco quem desenhou essa versão. Nós reescrevemos a sinopse diversas vezes para que o texto realmente abraçasse a diversidade que há no elenco agora. Acho que conseguimos — comenta a diretora Alexandra Dias.

A pesquisa para o espetáculo teve início nos estudos teórico-práticos da diretora sobre a antropofagia corporal, que geraram uma corporeidade oscilante entre o humano e o canino. “Cães” já participou do festival Porto Alegre em Cena, enquanto o filme homônimo integrou a mostra convidada do Festival Internacional de Videodança do RS e do Festival Misturagem. “Para a gente, é lindo circular com esse trabalho. Somos artistas e queremos mostrar o espetáculo que tão seriamente realizamos”, comemora a diretora Alexandra Dias.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 16 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio