O espetáculo de dança pelotense “Cães” retorna a Porto Alegre com novo elenco para apresentação nesta quarta-feira, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher do Theatro São Pedro (praça Mal. Deodoro, s/n° — Centro Histórico de Porto Alegre). A montagem da Outro Dances foi selecionada pelo edital Atos e Cenas do RS. Ingressos aqui.
Dirigida por Alexandra Dias, a produção investiga as masculinidades, criando uma experiência de movimento e conexão. A matilha dança selvagerias num ritual de afeto e reinvenção. Juntos, os corpos dançantes celebram uma nova anatomia humano-canina em constante transformação. Essa fase do trabalho traz um elenco renovado e diverso: Beeba Manicongo, Gabriel Castilhos, Ítalo Ribeiro, Linfout, Manoel Timbaí e Moracos. A equipe reúne artistas de São Carlos (SP), Remanso (Bahia), Caxias do Sul (RS), Encruzilhada do Sul (RS) e até mesmo do Senegal, na África. “Para mim, essa é uma versão em que o elenco é muito mais protagonista. São artistas jovens e o processo de trabalho fez a gente ver como ainda há muito o que avançar quando pensamos e dançamos masculinidades. Isso me fez ver que a concepção anterior do espetáculo estava ficando para trás. Foi o novo elenco quem desenhou essa versão. Nós reescrevemos a sinopse diversas vezes para que o texto realmente abraçasse a diversidade que há no elenco agora. Acho que conseguimos — comenta a diretora Alexandra Dias.
A pesquisa para o espetáculo teve início nos estudos teórico-práticos da diretora sobre a antropofagia corporal, que geraram uma corporeidade oscilante entre o humano e o canino. “Cães” já participou do festival Porto Alegre em Cena, enquanto o filme homônimo integrou a mostra convidada do Festival Internacional de Videodança do RS e do Festival Misturagem. “Para a gente, é lindo circular com esse trabalho. Somos artistas e queremos mostrar o espetáculo que tão seriamente realizamos”, comemora a diretora Alexandra Dias.