A montanha-russa dos hormônios femininos

A montanha-russa dos hormônios femininos

Angela Dippe apresenta nesta quarta, no Sesc, a comédia ‘Da Puberdade à Menopausa’, escrita pela atriz, que mistura stand up comedy e palestra

Correio do Povo

Angela Dippe escreve e atua em monólogo nesta quarta-feira, às 19h30min, no Teatro do Sesc Alberto Bins, em Porto Alegre

publicidade

Com tintas autobiográficas e muito humor, o espetáculo “Da Puberdade à Menopausa” compara a trajetória da mulher a uma “montanha-russa de hormônios”, em comparação com a vida dos homens, que segue em “movimento retilíneo e uniforme, sem atrito e sem aceleração”, segundo a própria atriz. A apresentação será hoje às 19h30min, no Teatro Sesc Alberto Bins (Alberto Bins, 665), no Centro de Porto Alegre. 

O espetáculo é uma mistura de stand up comedy e palestra, com Angela apresentando ao público as diversas fases da vida de uma mulher, da puberdade à menopausa. Ao longo de seu relato, ela desenvolve temas como relacionamentos amorosos, padrão de beleza, cultura do patriarcado, machismo, sexo na maturidade e etarismo.

A abordagem é pessoal, mas embasada em informações científicas e históricas que vão pontuando o texto, sempre com muita irreverência e quebrando temas que ainda hoje podem soar como tabus. Com 61 anos, Angela garante que o texto se comunica com todas as faixas etárias. “Escrevi a peça em dez dias, mas reunindo ideias anotadas ao longo de anos. O título diz tudo, é da puberdade à menopausa. Todas as mulheres se identificam”, diz, reforçando que os homens também se divertem. “Homens se relacionam com mulheres, então as situações que aparecem na peça também dizem respeito a eles”, revela a atriz e roteirista.

Atriz, comediante, bailarina e escritora, Angela é gaúcha de São Borja. No teatro, já trabalhou com os diretores João Falcão, Cacá Rosset, Gabriel Villela e Mário Bortolotto, entre outros. Na televisão, é sempre lembrada pela personagem Penélope, do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”, da TV Cultura. 

O espetáculo estreou em outubro de 2022 no Teatro Eva Herz, em São Paulo. Em 2023, participou do Festival de Monólogos do Teatro Paiol (Curitiba) e do Porto Verão Alegre, na capital gaúcha. No RS, também se apresentou em Samambaia Center, em Torres. Em agosto de 2023, cumpriu temporada no Teatro J. Safra, em São Paulo. A produção é de San Lopez.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895