A 11ª edição da mostra “A Vingança dos Filmes B” começa nesta terça-feira, dia 16 de julho, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085), Centro Histórico de Porto Alegre. A sessão de abertura ocorre às 19h30min, com o documentário “I Am Divine”, de Jeffrey Schwarz.
Neste ano serão exibidos 51 títulos entre curtas e longas-metragens, e em meio a filmes clássicos e contemporâneos, obras transgressoras e experimentais. A curadoria é assinada por Cristian Verardi e Flávio Barbosa.
"A Vingança dos Filmes B” segue com o propósito de servir de vitrine para produções independentes e de baixo orçamento, que raramente conseguem espaço de exibição em salas convencionais de cinema.
O homenageado desta edição será o provocativo diretor norte-americano John Waters, com a exibição de oito títulos representativos de sua carreira, como “Problemas Femininos” (1974), “Viver Desesperado” (1977) e “Polyester” (1981). A sessão Código Waters exibirá ainda filmes influentes na formação de John Waters, como a clássica comédia “Sabes o que Quero” (1956), com a diva Jayne Mansfield, e o pioneiro do cinema splatter “Banquete de Sangue” (1963).
As sessões seguem até o dia 28 de julho na Cinemateca Capitólio.