A Orquestra de Câmara da Ulbra se apresenta nesta quarta-feira

A Orquestra de Câmara da Ulbra se apresenta nesta quarta-feira

Concerto ocorre no Farol Santander Porto Alegre, com clássicos e trilhas de cinema

Correio do Povo

Maestro Tiago Flores à frente da Orquestra da Ulbra no Farol Santander

publicidade

A Orquestra de Câmara da Ulbra volta a se apresentar no Átrio do Farol Santander Porto Alegre (Sete de Setembro, 1028), Centro Histórico de Porto Alegre, nesta quarta-feira, dia 4 de outubro, às 20h. Desta vez, o programa apresenta clássicos, com obras de diversos compositores que marcaram a história da música universal.

Sob regência de Tiago Flores, a orquestra inicia o concerto com abertura da ópera “La Clemenza de Tito”, seguida de “Divertimento em Ré M”, composições de Mozart. Com muitos exemplos no século XVIII, os “Divertimentos” geralmente são compostos para orquestra de câmara e retratam, com humor alegre, brincadeiras e jogos da sociedade.

A próxima música a ser interpretada será “Adagio”, de Albinoni/Giazotto. A obra para violino solo, cordas e órgão foi utilizada como trilha de vários filmes e séries, tendo também servindo de inspiração para músicas de grupos como Renaissance e The Doors. Esta obra terá participação de Rodolfo Wulfhorst ao órgão.

Depois, será a vez de “Adagio”, de Samuel Barber. O adágio foi utilizado em funerais de dois presidentes norte-americanos, Franklin Roosevelt e John Kennedy, tornando-se uma espécie de hino não oficial de luto. As música seguintes são “Serenata”, de Franz Schubert, e “Danças Húngaras”, de Johannes Brahms. 

O concerto se encerra com tema do filme “Cinema Paradiso”, de Ennio Morricone (1928-2020). Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla ou na hora, diretamente na bilheteria (sujeitos à disponibilidade).


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895