Wagner Moura fez Hollywood rir durante o Critics Choice Awards 2026, no domingo, 4, ao subir ao palco ao lado do diretor Kleber Mendonça Filho para apresentar uma das principais categorias da premiação - e a última da noite.
Os dois haviam vencido, pouco antes, o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira por “O Agente Secreto”, um anúncio que surpreendeu os brasileiros por ter sido feito ainda no tapete vermelho, fora da cerimônia oficial.
No palco, o cineasta comentou brevemente seu prêmio e emendou: "Agora, é uma honra apresentar a categoria de Melhor Filme”, anunciou Kleber. Em seguida, Wagner brincou: “Ou, como chamamos no meu país, Melhor Filme Estrangeiro”, arrancando risadas da plateia.
Melhor Filme de Língua Estrangeira
“O Agente Secreto”, longa brasileiro dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira do Critics Choice Awards 2026. O anúncio foi feito ainda no tapete vermelho, antes de a cerimônia começar oficialmente.
Kleber Mendonça estava sendo entrevistado, falava sobre Wagner Moura, quando foi surpreendido com o anúncio de que seu filme havia ganhado o prêmio, desbancando “Foi Apenas um Acidente” (França), “A Garota Canhota” (Taiwan), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Sirat” (Espanha) e “Belén - Uma História de Injustiça” (Argentina).
O anúncio fora da cerimônia foi repercutido nas redes sociais. A ação chegou a ser apontada como desrespeito por alguns internautas, que acreditavam que o anúncio do vencedor da categoria deveria ter sido transmitido durante a cerimônia. Wagner e Kleber, no entanto, ainda foram os responsáveis por entregar o prêmio de Melhor Filme da noite - vencido por Uma Batalha Após a Outra, de Paul Thomas Anderson.
Apesar da vitória brasileira na categoria de melhor filme estrangeiro, Moura acabou saindo da premiação de mãos vazias. O brasileiro estava concorrendo a dois prêmios - Melhor Ator por seu papel em O Agente Secreto e Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para Televisão por seu papel em Ladrões de Drogas -, mas foi superado por Timothée Chalamet e Owen Cooper, respectivamente.