A reflexão no espelho de Radaelli

A reflexão no espelho de Radaelli

Artista visual gaúcho abre exposição inédita na galeria Bolsa de Arte, neste sábado

Radaelli: Obras em três atos, "O Ser", "A Natureza" e "O Ser e a Natureza"

publicidade

O artista visual Gelson Radaelli inaugura exposição de pinturas na galeria Bolsa de Arte (Rua Visconde do Rio Branco, 365) neste sábado. Com uma grande produção nessa época de reclusão, o pintor escolheu uma parte desses quadros para compor a mostra que leva o nome de “No Espelho não Sou Eu”. Uma série de obras de múltiplos formatos, todas executados em óleo sobre tela e com o uso farto de cores e soluções técnicas e estéticas, que acusam a condição do ser diante da pandemia. Imagens para deleite e reflexão, os quadros de Radaelli confrontam o homem e a natureza, relata o encantamento e a desarmonia, que faz da vaidade e a cobiça um caminho para o extermínio do ciclo de vida no planeta. As pinturas contemplam três atos. O primeiro é “ O Ser”, pinturas de retratos de anônimos em estado de loucura ou vítimas do coronavírus ou em estágio de “derretimento”. O segundo é “A Natureza”, com pinturas de flores secas, que retratam vasos que o artista dispõe nos ambientes onde circula e com esses tempos cinza secaram se tornando uma metáfora concreta e triste dessa época. 


O terceiro é “O Ser e a Natureza”. Nesses quadros existe um não diálogo entre a figura humana e a mãe Gaia. O ser está sempre de costas para os elementos naturais, refletindo e pensando somente nas suas coisas, em suas conquistas, no dinheiro, no prazer e o poder, se esquecendo - e agredindo - a força que é a essência da vida e responsável pelo equilíbrio do o planeta. Os textos da exposição são de autoria de Eduardo Veras (crítico de arte) e Mário Corso (psicanalista). “Gelson Radaelli (Nova Bréscia, 1960) é um artista do trabalho – ofício feito de constância e intensidade, dia após dia, sem trégua, na solidão de seu ateliê. Quando não está pintando, amassa argila; quando não molda, desenha”, destaca Eduardo Veras. 

 

A mostra “No Espelho Não Sou Eu” fica em cartaz até o dia 14 de novembro, de segundas a sextas, das 13h às 17h. Contatos com a Bolsa de Arte podem ser feitos pelo (51) 3332-6799 ou 99976-3600, e-mail bolsadearte@bolsadearte.com.br ou pelo site www.bolsadearte.com.br


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895