Arte & Agenda

"A Sociedade da Neve" vence prêmios Goya na Espanha

Baseado na história real de um acidente de avião com 45 pessoas a bordo em 1972 nos Andes, filme levou prêmios em cerimônia no último sábado

Filme "A Sociedade da Neve" é grande vencedor dos prêmios Goya 2024
Filme "A Sociedade da Neve" é grande vencedor dos prêmios Goya 2024 Foto : Netflix / Divulgação / CP

"A Sociedade da Neve", do diretor Juan Antonio Bayona e realizado pela Netflix, venceu a edição desde ano dos prêmios do cinema espanhol, os Goya, ganhando em dez categorias, incluindo a de melhor filme. Juan Antonio Bayona recebeu o Goya de melhor realização e o filme foi ainda distinguido nas categorias de trilha sonora original, direção de produção, direção de arte, som, fotografia, montagem, melhor ator revelação, para o argentino Matías Recalt, maquiagem e cabelo, efeitos especiais e guarda-roupa.

Com estes prêmios na 38.ª edição dos Goya, "A Sociedade da Neve" tornou-se num dos filmes mais premiados pela academia espanhola do cinema. A produção está também nomeado para a premiação do Oscar 2024, os prêmios da academia de cinema dos Estados Unidos, na categoria de Melhor Filme Internacional.

"A Sociedade da Neve" era o segundo filme com mais indicações nesta edição dos Goya, estando presente na competição em 13 categorias, depois de “20.000 Espécies de Abelhas”, que competiu em 15 categorias.

"20.000 espécies de Abelhas" venceu nas categorias de melhor nova realizadora, premiando a Estíbaliz Urresola; melhor argumento original e melhor atriz secundária, para Ane Gabarain.

Lista dos Vencedores

Melhor Filme

La sociedad de la nieve

Melhor Realização
J.A. Bayona, por La sociedad de la nieve

Melhor Atriz
Malena Alterio, por Que nadie duerma

Melhor Ator
David Verdaguer, por Saben aquell

Melhor Atriz Secundária
Ane Gabarain, por 20.000 especies de abejas

Melhor Ator Secundário
Jose Coronado, por Cerrar los ojos

Melhor Atriz Revelação
Janet Novás, por O corno

Melhor Ator Revelação
Matías Recalt, por La sociedad de la nieve

Melhor Realização Revelação
Estibaliz Urresola Solaguren, por 20.000 especies de abejas

Melhor Argumento Original
Estibaliz Urresola Solaguren, por 20.000 especies de abejas

Melhor Argumento Adaptado
Pablo Berger, por Robot Dreams

Melhor Música Original
La sociedad de la nieve

Melhor Canção Original
Yo solo quiero amor (Te estoy amando locamente)

Melhor Direcção de Produção
La sociedad de la nieve

Melhor Fotografia
La sociedad de la nieve

Melhor Montagem
La sociedad de la nieve

Melhor Direcção de Arte
La sociedad de la nieve

Melhor Guarda-Roupa
La sociedad de la nieve

Melhor Maquilhagem e Cabelos
La sociedad de la nieve

Melhor Som
La sociedad de la nieve

Melhores Efeitos Especiais
La sociedad de la nieve

Melhor Filme de Animação
Robot Dreams

Melhor Documentário
Mientras seas tú, el aquí y ahora de Carme Elias

Melhor Filme Ibero-Americano
La memoria infinita (Chile)

Melhor Filme Europeu
Anatomía de una caída (França)

Melhor Curta-Metragem de Ficção
Aunque es de noche

Melhor Curta-Metragem Documental
Ava

Melhor Curta-Metragem de Animação
To bird or not to bird

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 15 de junho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio