“A Versão de Anita” está na seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Punta Del Este

“A Versão de Anita” está na seleção oficial do Festival Internacional de Cinema de Punta Del Este

O filme da produtora gaúcha Zapata Filmes traz uma versão feminina para a trajetória de Anita Garibaldi

Correio do Povo

A atriz italiana Flaminia Cuzzoli é protagonista no documentário, com exibição sul-americana no dia 07 de fevereiro em Punta del Este

publicidade

O que Anita Garibaldi diria se estivesse viva hoje? Percorrendo a sua história e os lugares que marcaram sua vida? Esta é a premissa do filme “A Versão de Anita” filmada no sul do Brasil, norte da Itália e Uruguai. O documentário foi uma co-produção da italiana Land Comunicazioni e da brasileira Zapata Filmes, com direção do italiano, especialista em biografias, Luca Criscenti e produção de Juan Zapata e Criscenti.

A protagonista foi a atriz italiana Flaminia Cuzzoli e a produção conta com a colaboração da escritora gaúcha Leticia Wierzchowski, da bisneta Annita Garibaldi Jallet e Adilcio Cadorin, entre outros reconhecidos especialistas internacionais. A produção local, no Brasil, contou com o americano, Douglas Limbach e uma equipe de profissionais do sul do Brasil, norte da Itália e Uruguai.

O documentário está na seleção oficial do Festival Internacional de Cine de Punta del Este, e terá exibição sul-americana no dia 07 de fevereiro, próxima terça-feira. O festival tem 25 anos de existência e é um dos mais prestigiados do cinema latino-americano. A versão para cinema é inédita, e o filme já conta com convites para outros festivais no México, Colômbia e Chile. Em janeiro deste ano, “A Versão de Anita” foi destaque na Itália, na programação da RAI3 – RAI TV, com versão adaptada para a TV.  

“Este é o primeiro filme que aborda a história de Anita Garibaldi, a partir da sua própria perspectiva e voz. A proposta é transgressora e poética ao mesmo tempo, pois sempre (no cinema) sua história tem estado à sombra de seu esposo, Giuseppe Garibaldi, (interpretado pelo ator italiano Lorenzo Lavia). O filme propõe uma visão feminina disruptiva, que faz refletir sobre esta guerreira de uma forma inesperada, contemporânea e diferenciada. Estamos felizes com o resultado e com o potencial deste novo filme, que se soma a um ano de belos projetos”, comenta o cineasta Juan Zapata, que já está no Uruguai por conta do festival.

O longa da empoderada Anita Garibaldi contou com recursos do prêmio de co-produção de Ibermedia 2021, somado ao investimento da RAI TV e da Emilia Romagna Film commission. “A Versão de Anita” vai estrear comercialmente nos cinemas em agosto, mês de aniversário de Anita Garibaldi. A estreia acontecerá em vários países e fará parte de eventos especiais comemorativos, incluindo Porto Alegre na programação.

Ao longo de 2022, a produtora Zapata Filmes, participou de coproduções estrangeiras como a série sobre Maradona para Star+, a animação “Hola Flinko”, êxito infantil na TV do Chile, México e Colômbia, entre outros. “São projetos que diversificam a nossa produção e nos aproximam do objetivo de posicionamento internacional que Zapata tem, sem perder a raiz latina que tanto nos inspira”, comenta Zapata.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895