Arte & Agenda

Aberto oficialmente o 53º Festival de Cinema de Gramado

Com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado executando temas de filmes e discurso de autoridades, o evento foi aberto na tarde desta sexta, na Rua Coberta

Abertura oficial do 53º Festival de Cinema de Gramado com a Orquestra Sinfônica de Gramado e solistas
Abertura oficial do 53º Festival de Cinema de Gramado com a Orquestra Sinfônica de Gramado e solistas Foto : Edison Vara / Ag. Pressphoto / CP

No final da tarde desta sexta-feira, a Rua Coberta de Gramado recebeu o público e convidados para a cerimônia de abertura do 53° Festival de Cinema de Gramado, com presença de autoridades como o prefeito Nestor Tissot e o governador Eduardo Leite e a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado.

Na noite desta sexta-feira, o Festival presta uma homenagem a Rodrigo Santoro, que recebe o Troféu Kikito de Cristal em reconhecimento à trajetória de destaque do ator no cinema brasileiro e internacional. Antes da entrada no Palácio dos Festivais, o ator eternizou as suas mãos na Calçada da Fama de Gramado. Também será exibido o filme “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, que tem Santoro no elenco.

SÁBADO DE FESTIVAL

O sábado de Festival de Cinema prevê atividades a partir das 10h da manhã. A primeira ação será a Mostra Sedac de Cinema Acessível com “O mercado de notícias”, de Jorge Furtado; “Memórias de um esclerosado”, de Thais Fernandes e Rafael Correa; e “Chama a Bebel”, de Paulo Nascimento. No mesmo horário, na Sala de Debates, da Sociedade Recreio Gramadense, acontece o debate do filme de abertura “O Último Azul”.

Por volta do meio-dia, no Teatro Elisabeth Rosenfeld, haverá a VIII Mostra de Filmes Universitários. E às 13h, ocorre as sessões 1 e 2 dos curtas da Prêmio Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, no Palácio dos Festivais. Serão exibidos “A Sinaleira Amarela”, de Guilherme Carravetta De Carli; “O Correspondente”, de Thali Bartikoski e Bruno Barcelos; “Enfim S.O.S”, de Zaracla; “O Pintor”, de Victor Castilhos; “Quando começa a chover o coração bate mais forte”, de Mirian Fichtner; “Fuá – O Sonho”, de Viviane Jag Fej Farias e Amallia Brandolff; “Estudos sobre a vida em rede”, de Tuane Eggers; Gambá, de Maciel Fischer; e “O mar e a vida”, de Luiz Fonseca.

Pelas 16h30min, na Sala de Debates da Recreio Gramadense, haverá os debates da Mostra de Curtas Gaúchos Sessões 1 e 2. Às 17h, ocorre a abertura do tapete vermelho. Às 18h, será realizada a exibição do primeiro filme da Mostra competitiva de longas-metragens brasileiros, no Palácio dos Festivais. O longa a ser exibido será “Nó” (PR), de Laís Melo. Na trama, Glória consegue se separar e se muda levando consigo as filhas e o desejo de recomeço. Enquanto tenta fazer da nova casa um lar e de seu corpo uma morada, ela enfrenta, no chão da fábrica, a delicada disputa por uma vaga de supervisora entre colegas e sua melhor amiga. A coragem vai se fazendo conforme a angústia toma a carne. Com atuações de Saravy, Sali Cimi, Antonia Saravy, Clarice Carvalho, Fernanda Silva.

Às 20h, ocorre o lançamento da série “Máscaras do oxigênio não cairão automaticamente”, de Marcelo Gomes e Carol Minêm. A produção da HBO conta com Bruna Linzmeyer, Ícaro Silva e Johnny Massaro no elenco. A trama inspirada em fatos reais acompanha a história de comissários de bordo que, durante a década de 1980, faziam o contrabando do AZT para o Brasil. O medicamento, era a única saída para quem fosse diagnosticado com HIV em estágio avançado, e ainda não tinha a venda permitida no Brasil pela Anvisa.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 7 de junho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio