Arte & Agenda

Academia Europeia de Cinema premia "Youth" de Paolo Sorrentino

Foram premiados também os atores Michael Caine e Charlotte Rampling

Academia Europeia de Cinema premia "Youth" de Paolo Sorrentino
Academia Europeia de Cinema premia "Youth" de Paolo Sorrentino Foto : John Macdougall / AFP / CP
A Academia Europeia de Cinema premiou neste sábado em Berlim em sua 28ª premiação anual o filme "Youth" (A juventude), do italiano Paolo Sorrentino, e premiou os atores Michael Caine e Charlotte Rampling.

Sorrentino foi distinguido também como melhor diretor pelo filme, uma fábula onírica e melancólica sobre o tempo que vai transcorrendo, protagonizada por três monstros do cinema, Michael Caine, Harvey Keitel e Jane Fonda.

O ator inglês Michael Caine, de 82 anos, recebeu o prêmio de melhor ator por sua interpretação de um diretor de orquestra aposentado no filme de Sorrentino.

O prêmio de melhor atriz foi para a britânica Charlotte Rampling por sua atuação em "45 years" (45 anos) de Andrew Haig. A academia também entregou um troféu honorário como reconhecimento de sua trajetória.

O ator austríaco Christoph Waltz, o vilão do último filme de James Bond, "Spectre", foi homenageado por sua contribuição ao cinema mundial.

Criada em 1988 em Berlim, a Academia Europeia de Cinema (European Film Academy) reúne cerca de 3.000 profissionais de cinema do continente.

Assista ao trailer:


Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 28 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio