Academia Rio-Grandense de Letras está com inscrições abertas para concurso literário

Academia Rio-Grandense de Letras está com inscrições abertas para concurso literário

Premiação é dividida em categorias

Correio do Povo

José Falero foi premiado em 2021

publicidade

Estão abertas, até 19 de agosto, as inscrições para a sexta edição do concurso literário da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL). São seis categorias: romance, crônica, narrativa curta (conto ou miniconto), poesia, literatura infantil e tese ou dissertação sobre literatura gaúcha.  Todas de autores sul-rio-grandenses e obras em primeira edição. O prêmio, conferido anualmente, tem como objetivo destacar autores gaúchos que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre a literatura gaúcha.

Conforme informa a assessoria de imprensa da ARL, na mesma oportunidade a instituição concederá o Troféu Olinto de Oliveira a pessoa física ou jurídica que tenha desenvolvido ações, projetos ou iniciativas que contribuíram notavelmente para a promoção cultural no Rio Grande do Sul, sobretudo nas áreas do livro, da leitura e da literatura. O nome do troféu é uma homenagem a Olinto de Oliveira, personalidade que se distinguiu pelos incansáveis esforços na promoção da cultura em nosso estado, sendo um dos fundadores e primeiro presidente da ARL, além de fundador da Faculdade de Medicina de Porto Alegre, do Instituto de Belas Artes, do Club Haydn e da primeira galeria de arte da cidade.

O vencedor do prêmio de melhor livro de narrativa ficcional curta (conto ou miniconto) receberá o Troféu Simões Lopes Neto. E o de melhor romance ganhará o Troféu Alcides Maya. Para o melhor livro de crônicas será entregue o Troféu Apolinário Porto Alegre. Será concedido o Troféu Carlos Urbim ao melhor livro de literatura infantil, independente de gênero. O melhor livro de poesia receberá o Troféu Alceu Wamosy.

E para a melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha em nível de mestrado ou de doutorado, que tenha como tema a obra de um autor sul-rio-grandense ou um texto literário escrito por autor do Estado (que tenha sido defendida nos anos de 2020 - desde que ainda não inscrita em edições anteriores deste prêmio) e 2021 em qualquer instituição de ensino superior do país), será entregue o Troféu Dyonélio Machado. Podem ser inscritos livros publicados em primeira edição no ano de 2021.

No ano passado, não houve cerimônia e os troféus foram entregues individualmente pelos acadêmicos. Entre eles, José Falero (foto).

Os troféus serão confeccionados pelo artista visual Lucas Strey. Na data da entrega dos prêmios, a ARL concederá o Troféu Academia Rio-Grandense de Letras - Escritor do Ano a um escritor ou escritora cuja obra seja reconhecida pela qualidade e amplitude, independente de gênero literário a que se dedique. Nas edições passadas foram homenageados Lya Luft, Tabajara Ruas, Maria Carpi, Armindo Trevisan e Luis Fernando Verissimo.

A ARL, fundada em 1901, é composta de 40 membros, eleitos por critérios de mérito literário e relevância na cena literária gaúcha. No mês passado, o escritor Christian David foi eleito como novo ocupante da Cadeira 24, e a vaga da cadeira 39 em breve terá um nome escolhido pelos membros da Academia.

A inscrição deve ser realizada pelo autor ou por alguém que o represente, e exclusivamente pelo Correio, enviada para a sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002 - CEP 90020-008 - Porto Alegre - RS). O regulamento completo do Prêmio pode ser acessado no site da ARL


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895