Arte & Agenda

Acordeonista francês lança projeto "Gaiteiros do Mundo"

Richard Galliano será patrono do evento em Porto Alegre

Richard Galliano se apresenta hoje, às 21h, no Teatro Renascença
Richard Galliano se apresenta hoje, às 21h, no Teatro Renascença Foto : Vicent Catala / Divulgação / CP
O projeto Gaiteiros do Mundo ganha lançamento nesta segunda-feira, às 21h, pela Secretaria de Cultura de Porto Alegre e LCB Produtora, no Teatro Renascença (Erico Verissimo, 307), com show gratuito do acordeonista francês Richard Galliano. O evento será realizado no próximo ano e terá o músico europeu como patrono, um dos acordeonistas mais aclamados internacionalmente por suas apresentações ao lado de grandes nomes da música.

De acordo com o idealizador do projeto, o gaiteiro Luiz Carlos Borges, a intenção é de recolocar a gaita como instrumento a ser compreendido em todos os níveis musicais: regional, folclórico, popular e até mesmo erudito. A ideia vem inspirada em diversos festivais similares realizados em toda a Europa e que procuram valorizar as diversas formas de expressão da gaita, da sanfona, da concertina e seus congêneres.

Nesta terça-feira, no Opinião (José do Patrocínio, 834), a partir das 22h, Gelson Oliveira comemora 30 anos do lançamento de seu primeiro álbum com o show “Terra”. Um dos mais importantes compositores do Estado tem uma carreira repleta de premiações. “Terra” foi o segundo disco independente produzido no RS. Também na terça, às 20h, no Teatro de Câmara (República, 575), Beto Bollo, comemora 30 anos de profissão, com o lançamento de seu primeiro disco solo, o álbum duplo “Olhos de Águia”. O trabalho mostra a trajetória do músico, compositor, arranjador, pesquisador de ritmos regionais e africanos, integrante do grupo Tambo do Bando. No show serão gravadas imagens para um futuro DVD.

Um dos grupos mais queridos do pop rock nacional, a Jota Quest agita o Opinião na quarta e quinta, a partir das 22h. Os mineiros vêm para a capital gaúcha mostrar o recém-lançado “Funky Boom Boom” e receberão convidados no palco. A promessa é de um show com clima de ensaio e de festa, com novas canções e hits como “As Dores do Mundo”, “Encontrar Alguém”, “Na Moral”, “Tudo Está Parado”.

E na quinta-feira, dia 21, às 21h, o uruguaio Daniel Drexler, vencedor do principal prêmio de música entre os países latino-americanos, o Gardel, apresenta o show “Mar Abierto”, no Theatro São Pedro (Praça da Matriz, s/n). Acompanham, no palco, os instrumentistas Dany López, Gonzalo Gutérez, Eduardo Mauris e Javier Cardelino.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 24 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio