Arte & Agenda

“Ainda Estou Aqui” é escolhido Melhor Filme do Ano pela crítica internacional

Cerimônia de premiação está marcada para o dia 19 de setembro na Espanha

Cena do filme 'Ainda Estou Aqui', com Fernanda Torres
Cena do filme 'Ainda Estou Aqui', com Fernanda Torres Foto : Alile Dara Onawale / Divulgação / CP

Pela primeira vez na história, um longa-metragem brasileiro vai ganhar um Grand Prix da Federação Internacional de Imprensa Cinematográfica (Fipresci), que conta com membros de 75 países. E o escolhido foi o multi-premiado "Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que estará presente na cerimônia de premiação marcada para o dia 19 de setembro, durante o Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, na Espanha.

Com este prêmio, o filme estrelado por Fernanda Torres acumula 61 prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Oscar de Melhor Filme Internacional; o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama (Fernanda Torres); seis prêmios do júri popular nos festivais de Rotterdam; Vancouver; Mill Valley e Philadelphia Film Festival, nos Estados Unidos; Pessac, na França e na Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo e 13 prêmios Grande Otelo, concedidos pela Academia Brasileira de Cinema.

O longa foi selecionado para mais de 50 festivais pelo Brasil e pelo mundo. "Ainda Estou Aqui” acompanha o drama da família Paiva depois que Rubens Paiva é levado por militares a paisana e desaparece. Eunice Paiva, sua mulher, busca pela verdade sobre o destino de seu marido, o que se estenderia por décadas. A partir de determinado momento, ela é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e para seus filhos. O filme foi baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, um dos cinco filhos do casal.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 10 de junho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio