Airton Souza e Bethânia Pires Amaro vencem o Prêmio Sesc de 2023
Os dois autores, estreantes nos gêneros em que foram premiados, terão o livro publicado e farão um circuito ao longo de todo um ano, pelas unidades do Sesc
publicidade
O Prêmio Sesc de Literatura 2023 anunciou seus novos vencedores. Uma das principais premiações literárias do País escolheu paraense Airton Souza, na categoria romance, com "Outro Outono de Carne Estranha", e a pernambucana Bethânia Pires Amaro em contos, com "O Ninho".
Os dois autores, estreantes nos gêneros em que foram premiados, terão o livro publicado pela Editora Record. Após o lançamento, eles fazem um circuito ao longo de todo um ano, pelas unidades do Sesc, em dezenas de cidades, e participam de outros eventos e feiras.
Criado em 2003, o Prêmio Sesc recebeu, nesta edição, 1.495 inscrições, das quais 770 foram obras originais na categoria romance e 725 em conto. Joca Reiners Terron e Suzana Vargas foram os jurados da primeira categoria e Giovana Madalosso e Sérgio Rodrigues, da segunda.
Diferente
"Outro Outono de Carne Estranha" se passa na Serra Pelada dos anos 1980 e tem como protagonistas dois garimpeiros em uma relação homoafetiva. O livro retrata as comunidades da região, mostra o poder do Estado na época e o preconceito com relação a quem era diferente.
Já O "Ninho" traz linha temática ligada à dessacralização da casa como lugar idílico e de proteção, retratado assim nas redes sociais. A autora buscou construir personagens femininas que vivem situações de abusos, desencontros e pressões dentro de quatro paredes.