Alex Atala lidera movimento para reconhecer a gastronomia como cultura

Alex Atala lidera movimento para reconhecer a gastronomia como cultura

“Eu Como Cultura” busca apoio para pressionar aprovação de projeto de lei

Correio do Povo

O desafio é postar uma foto revelando sua comida brasileira preferida

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Um dos principais chefs do mundo e grande defensor da culinária regional, Alex Atala, tomou a linha de frente do lançamento oficial do projeto “Eu Como Cultura”. Junto ao Instituto Atá, do qual é um dos diretores e colabora para estruturar todas as cadeias que envolvem o alimento, ele quer reunir um milhão de assinaturas que apoiem a aprovação do Projeto de Lei 6.562, que reconhece a gastronomia como uma forma de consumo de cultura.

O texto, apresentado no ano passado pelo deputado Gabriel Guimarães (PT-MG), permite que pesquisas e publicações relacionadas à cultura gastronômica obtenham incentivos fiscais via Lei Rouanet, da mesma forma que filmes, livros e peças de teatro. Atualmente, algumas atividades culinárias brasileiras já são protegidas como patrimônio imaterial, porém, o projeto afirma que é preciso ampliar este alcance.

Além disso, o chef defende ainda uma série de ações posteriores, como o incentivo aos alimentos orgânicos, o controle da poluição e da produção de lixo pela agricultura e a intenção de levar culinária às escolas públicas do país. Com a afirmação da gastronomia como cultura, ingredientes e receitas também poderão ser descobertos e preservados como patrimônio cultural, como aconteceu na Europa com queijos e embutidos.

Nas redes sociais

Para conseguir apoio e tentar pressionar o Congresso, Atala está usando as redes sociais, é claro. A ideia em jogo é simples: as pessoas devem tirar foto de um prato com sua comida brasileira predileta e desafiar três amigos a fazer o mesmo, usando as hashtags #eucomocultura e #gastronomiaehcultura. Os primeiros posts foram feitos pelo chef, que escolheu tapioca e galinhada, e desafiou nomes como Alexandre Herchcovitch, Bob Burniquist e os grafiteiros Os Gêmeos.

Em menos de uma semana, milhares de pessoas já aderiram à campanha. Por mais que conte com plataforma para assinatura online, o projeto busca recolher assinaturas impressas, que, segundo Atala, tem maior poder de atuação. No site do “Eu Como Cultura” é possível fazer o download de uma página, que após impressão e assinatura, deverá ser enviada ao Instituto Atá pelo correio.

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